CAE pode aprovar 'malha fina' para todos os políticos com mandato



O Senado pode decidir pela inclusão automática e obrigatória de políticos com mandato conquistado nas urnas na chamada "malha fina", o regime mais rigoroso adotado pela Secretaria da Receita Federal para exame das declarações de renda dos contribuintes. O projeto (PLS 99/09) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) está pronto para exame na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa .

Para Cristovam, o regime especial de fiscalização deve ser aplicado aos políticos porque eles estão investidos da função de administrador de bens coletivos e dispõem de poderes que, na ausência de controles, podem ser usados indevidamente. Na "malha fina", conforme observou, a confrontação regular da variação patrimonial das declarações com o nível de renda pode evitar irregularidades praticadas que muitas vezes só são descobertas muito tempo depois dos atos de improbidade.

Apoio de Suplicy

O voto do relator, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), é favorável ao texto, em desacordo com o parecer emitido antes pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Nesse colegiado, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o relator, considerou a proposta inconstitucional por reservar aos "agentes públicos" tratamento desigual em relação aos demais contribuintes. Conforme observou, dispositivo do artigo 150 proíbe qualquer distinção entre contribuintes em razão da ocupação profissional ou função exercida. A maioria seguiu Dornelles e rejeitou a matéria.

Ainda de acordo com Dornelles, a proposta estabelece a presunção de que os agentes públicos são suspeitos, mesmo antes da apuração de irregularidades em sua situação patrimonial. Suplicy discorda e diz que o texto não adota o princípio de que todo ocupante de mandato eletivo seja um infrator em potencial, mas a ideia de que todo cidadão detentor de altas responsabilidades, no papel de agente político, deve se submeter a rigores maiores de fiscalização que os demais.



27/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE pode aprovar 'malha fina' para políticos com mandato

CAE pode votar projetos sobre deduções no IR e 'malha fina' para políticos

Deduções no IR e malha fina para políticos na pauta da CAE

Inclusão automática de políticos na malha fina aguarda votação na CAE

Vídeo | Cristovam propõe que detentores de mandato sejam incluídos automaticamente na malha fina do IR

Divergência de dados na declaração do IR pode levar à malha fina