CAE programa para agosto debate sobre metas de inflação
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiu realizar em agosto um debate sobre as metas de inflação definidas pelo governo federal. A reunião foi anunciada nesta terça-feira (10) pelo presidente desse colegiado, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), após sugestão do líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM).
No final do mês de junho passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) - formado pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento; Paulo Bernardo; e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles - decidiu fixar em 4,5% a meta da inflação para 2009, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. É a mesma meta fixada para este ano e para 2008.
Durante a reunião da CAE realizada na manhã desta terça-feira, Arthur Virgílio criticou Guido Mantega pela decisão do CMN e afirmou que Henrique Meirelles sofreu uma "derrota explícita" no conselho, pois este último vem defendendo uma meta menor, da ordem de 4%.
Virgílio ressaltou ainda que sua opinião diverge da de Mercadante. E argumentou que a meta de 4,5% "causa danos à credibilidade do país e estimula a idéia de que há mais tolerância com a inflação".
10/07/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão elege relator e debate metas para a Política Nacional sobre Mudanças no Clima
BC realiza seminário de metas para inflação no dia 12
Banco Central realiza o XII Seminário Anual de Metas para Inflação
Crivella comenta revisão de metas de inflação e crescimento econômico para 2011
Inflação medida pelo IGP-10 sobe para 0,46% em agosto
Seminário vai ampliar debate sobre o pré-sal em agosto