Cafeteira diz que muitos desconhecem a obra política de Vargas
Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), em Plenário, o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) disse estar perplexo "ante o desconhecimento da figura de Getúlio Vargas por considerável parcela da população brasileira". A avaliação foi feita durante sessão especial, realizada durante a primeira parte da sessão plenária, pela passagem dos 53 anos da morte do ex-presidente da República, que cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954.
- Ainda mais grave que o fato em si, que já seria motivo de justa consternação, é a certeza de que se generaliza entre nós o desapreço em relação ao passado, perigoso fenômeno que atinge, preferencialmente, os mais jovens - lamentou Epitácio Cafeteira, ao comentar uma pergunta feita a ele por um médico há 15 dias, interessado em saber o que Getúlio Vargas havia feito pelo Brasil.
O senador pelo PTB do Maranhão disse ter a sensação de que tudo conspira para que as pessoas, sobretudo as mais jovens, suponham viver um permanente presente, como se o passado não tivesse importância e como se o futuro não estivesse em cogitação. Essa realidade desumanizadora, segundo ele, acaba por incentivar atitudes de acirrado individualismo, "meio caminho andado para a visão egoísta da vida e do mundo".
- Será que a escola não está conseguindo cumprir um de seus mais importantes papéis, ao ensinar aos alunos que o viver é uma experiência coletiva, socialmente partilhada, e é justamente isso o que confere sentido à vida? Ou será que nós, homens públicos, partidos políticos e instituições, também fracassamos sob esse aspecto? Quem sabe os meios de comunicação, hoje tão mais imprescindíveis do que ontem, esqueceram que sua missão é também informativa ? - perguntou.
29/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vargas espera que saída de secretário provoque revisão de política salarial
Gomes diz que há policiais que desconhecem os estatutos de suas entidades
Estudo indica que cardíacos desconhecem gorduras que fazem bem à saúde
Althoff diz que conselhos fiscais de clubes desconhecem decisões das entidades
Deputados defendem decisão política na continuidade de obra irregular
Monotrilho de São Paulo, obra da Copa, obtém licença ambiental para início da obra