Cai inadimplência de mutuários da CDHU em Campinas



Desde o início do mês, 53% dos inadimplentes fizeram acordo com a companhia

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) reduziu ainda mais o percentual de mutuários inadimplentes em Campinas. A companhia realizou sábado, 11, mais um plantão de atendimento para renegociar dívidas de mutuários inadimplentes. A ação foi integrada ao evento "Justiça para Todos", idealizado pela juíza Mariella Nogueira, da 9ª Vara da Comarca.

A proposta desse mutirão de atendimento foi reunir diversas empresas com o objetivo de oferecer à população a oportunidade de efetuar acordos judiciais. Para facilitar a vida do mutuário, a CDHU fez o parcelamento de débitos sem  cobrar a amortização inicial. O prazo para o mutuário começar a pagar as prestações foi estipulado em 60 dias. Assim, a primeira parcela dos acordos será paga somente em outubro.

No início deste mês, a CDHU contabilizava 1.750 mutuários inadimplentes, ou seja, com mais de três prestações em atraso. Hoje, esse número caiu para 936, uma queda de 53%. Apenas durante o "Justiça para Todos", a companhia atendeu 484 mutuários, dos quais 339 renegociaram suas dívidas, o que representa um índice de 70% de acordos firmados em um único dia, totalizando R$ 637,4 mil em débitos parcelados.

Cerca de 50 conciliadores e 100 estudantes de direito de universidades de Campinas, além de funcionários da CDHU, Telefônica, Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Sociedade de Saneamento e Abastecimento de Água (Sanasa), Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab) e Vara da Família participaram do atendimento ao público.

"O objetivo foi fazer a aproximação entre o poder judiciário, a população e as prestadoras de serviço. Geralmente, as pessoas têm dificuldade nessa aproximação. Queremos que elas consigam, por meio de conciliadores imparciais, obter uma negociação justa e legítima", afirmou a juíza Mariella Nogueira.

Sandra Regina Martins da Silva, 33 anos, auxiliar de cozinha, foi uma das pessoas que se beneficiou com o plantão. Ela mora no Conjunto Habitacional Campinas E, com o marido e dois filhos. "Eu atrasei os pagamentos porque mudei de emprego e o meu salário diminuiu. Hoje consegui o acordo e agora só falta revisar o contrato para ficar em ordem com a CDHU", conta. Sandra só vai pagar a primeira prestação do acordo no final de setembro.

A CDHU foi a companhia que efetuou o maior número de acordos no "Justiça para Todos". Foram 339 renegociações de débitos com mutuários, seguida pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), com 295 entendimentos, e pela a Telefonica, com 153. A Sanasa obteve 154 acordos e a Cohab firmou 85 pactos de renegociação. A Vara da Família concluiu o evento com 48 acordos firmados.

Da CDHU



08/17/2007


Artigos Relacionados


Especial do D.O.: Programa Sempre em Dia da CDHU diminui a inadimplência de mutuários

Banco do Povo Paulista lança linha de crédito para mutuários da CDHU na região de Campinas

CDHU renegocia dívidas de mutuários de Limeira

Banco do Povo oferece crédito a mutuários da CDHU

Plantão da CDHU atende mutuários de Lençóis Paulista

Banco do Povo oferece crédito a mutuários da CDHU