Caixa libera FGTS para mais de 100 mil vítimas das enchentes em SC



A Caixa Econômica Federal já liberou recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para 106 mil vítimas das enchentes, que atingiram Santa Catarina neste ano. Segundo o banco, desde o dia 24 de outubro, quando a ação teve início, R$ 204 milhões do FGTS foram liberados, nos municípios catarinenses que decretaram estado de calamidade pública ou de emergência. O pagamento continua até o dia 12 de dezembro, em sete das nove centrais de atendimento montadas pela Caixa.

A liberação dos recursos do fundo é realizada de acordo com a letra inicial do nome do trabalhador.

As centrais de atendimento estão localizadas nas cidades de Blumenau, Brusque, Itajaí, Ituporanga, Navegantes, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Taió e Timbó. As centrais foram montadas em locais conhecidos da população e de grande circulação de pessoas, como ginásios de esporte, centros de eventos e até rodoviárias.

Cidades menores, que também decretaram estado de calamidade ou emergência, estão sendo atendidas nas próprias agências da Caixa. O banco já finalizou o pagamento do FGTS nos municípios catarinenses de Agronômica, Ascurra, Aurora, Benedito Novo, Blumenau, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Laurentino, Lontras, Navegantes, Pouso Redondo, Presidente Nereu, Rio dos Cedros, Rio do Oeste, Rodeio e Trombudo Central. O atendimento segue em Agrolândia, Apiúna, Botuverá, Brusque, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Ibirama, Itajaí, Ituporanga, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Taió, Timbó, Vitor Meireles e Witmarsum.

Nos municípios onde foi reconhecida a situação de emergência, os trabalhadores residentes nas áreas atingidas têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 5.400 por conta de FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate. Já nas cidades em estado de calamidade pública, o trabalhador poderá sacar o valor integral de suas contas de FGTS.


Documentação

Para a liberação do saque do FGTS por calamidade/emergência os trabalhadores precisam apresentar carteira de identidade (alternativamente, carteira de habilitação, passaporte ou novo modelo da Carteira do Trabalho); comprovante de residência emitido até 120 dias antes do desastre, ou seja, de 12 de maio a 8 de setembro de 2011 (Original e Fotocópia); carteira de trabalho ou outro documento que facilite a localização das contas vinculadas dos trabalhadores; ou Cartão do Cidadão (opcional).

Caso o trabalhador tenha conta na Caixa, deve levar também o número e a cópia do cartão da conta, para facilitar o crédito.

Para os valores até R$ 1 mil, o recebimento poderá ser realizado em casas lotéricas ou no autoatendimento das agências da Caixa, para quem tiver o Cartão do Cidadão com senha. A vantagem dessa opção é que a retirada poderá ser feita em horário comercial, mais amplo que o de atendimento bancário. Para valores até R$ 300, o trabalhador poderá cadastrar uma senha diretamente nas Centrais de Atendimento e sacar nos mesmos locais citados anteriormente, sem o uso do cartão.


Fonte:
Caixa Econômica Federal



21/11/2011 20:10


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