Caixa realiza oficina de desenvolvimento integrado e sustentável



A Caixa Econômica Federal realizou, nos dias 30 e 31 de janeiro, no campus da Universidade Corporativa, em Brasília, a oficina Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (Dist). O objetivo do evento foi levantar propostas e indicadores referentes à governança territorial, dinamização econômica, promoção sociocultural e gestão ambiental para os territórios do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Além de gestores da Caixa, o evento reuniu representantes do Ministério das Cidades e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Para o gerente nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da Caixa, Jean Benevides, a troca de experiências de todos os parceiros reunidos contribui para o desenvolvimento dos territórios. “Este processo não é fácil, mas é prazeroso desenvolver experiências e contar com toda a expertise de instituições, para levar soluções e alternativas para todo este processo de construção de novos territórios e integração destes territórios, que foram criados a partir do PMCMV”, declarou.

Euzira Marques Leão, gerente de Trabalho Social da Secretaria Nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, destacou a relevância da oficina para a formação de uma metodologia de trabalho. “A oficina tem uma importância muito grande para o Ministério pelos desafios do trabalho social dos nossos programas e nossas intervenções, pelo que ela pode nos trazer de novas metodologias e novos conhecimentos”, disse.

MCMV

A Caixa apoia, por meio do Fundo Socioambiental, projetos que propõem soluções para o desenvolvimento local, a integração das políticas públicas e a melhor adequação dos espaços construídos em 11 territórios de empreendimentos do MCMV, com vistas à melhoria da qualidade de vida e a promoção da cidadania.

Agência Barco

A Dist prevê a celebração de parcerias com entidades para execução de projetos nas comunidades onde as agências Chico Mendes e Ilha do Marajó navegarão. O objetivo é levar, às regiões atendidas, parceiros governamentais e não governamentais, que possibilitem o acesso a políticas públicas e à cidadania, educação e cultura, além de alternativas de geração de trabalho e renda adequadas às vocações locais.

Fonte:
Caixa Econômica Federal



03/02/2014 14:33


Artigos Relacionados


Caixa assina pacto global pelo desenvolvimento sustentável

Caixa Econômica Federal seleciona projetos de desenvolvimento sustentável

Caixa realiza oficina sobre microcrédito produtivo em comunidades do Rio de Janeiro

Transportes: Centrovias realiza seminário sobre desenvolvimento sustentável

Pólo de Desenvolvimento Integrado do Agronegócio:

Pólo de Desenvolvimento Integrado de Agronegócio: