Camata agradece ações de Lula em visita ao Espírito Santo



O senador Gerson Camata (PMDB-ES) agradeceu em Plenário a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ao Espírito Santo, na última sexta-feira (6). Camata considerou de grande importância as três ações do presidente em seu estado, especialmente o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no bairro do Complexo de São Pedro, uma comunidade pobre de Vitória. Segundo o senador, foram destinados R$ 49 milhões para um programa piloto de contenção da violência naquela área.

O presidente Lula participou ainda da inauguração da terceira etapa da usina de processamento de gás de Cacimbas e fez a entrega de quatro novas escolas técnicas para municípios do estado.

Para o senador Gerson Camata, o Pronasci é a concretização da primeira iniciativa de um governo federal na atuação contra a violência. Segundo sua análise, até então, o problema da violência era uma questão que "o secretário de segurança empurrava para o prefeito, o prefeito para o governador", e nunca se encontrava uma solução.

- Agora, o governo federal resolveu atuar na área da violência, fazendo um programa de alto alcance social, acolhendo os jovens e construindo equipamentos na área da convivência comunitária nas regiões mais pobres - disse Camata.

O senador explicou que, dentro do programa, se organizam as "Mães da Paz", senhoras que recebem R$ 180 por mês e que olham e vigiam a comunidade. Elas se encarregam de aconselhar os jovens e, quando veem um jovem se desviar de seu caminho, chamam o pai e a mãe para conversar. Somente como última instância, é convocada a atuação policial, com a presença de policiais treinados na convivência com aquela população.

- Trata-se então de uma ação efetiva: não é uma conversa fiada, não é uma pregação - comemorou Camata. - O presidente Lula ressaltou muito a importância da família na contenção da violência que assistimos hoje, na banalização da vida.

Gerson Camata citou ainda comentário feito pelo presidente de que não adianta um pai colocar um filho no mundo e mandar para a escola, achando que o governo vai tomar conta dele e criá-lo. O presidente assinalou, disse o senador, que professor é bom para ensinar geografia, português, matemática, questões práticas para a vida. "Mas quem impõe limites, quem educa - educa para servir, para conviver, para respeitar - é o pai e a mãe. Eles são indispensáveis no processo de educação das crianças".



10/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Camata anuncia visita do presidente Lula ao Espírito Santo para inaugurar obras

Gerson Camata registra visita de Lula ao Espírito Santo para anunciar investimentos no estado

Motta agradece presença de Lula no Espírito Santo

Camata anuncia inauguração de obras por Lula no Espírito Santo

Camata anuncia série de inaugurações que Lula fará no Espírito Santo

Construção de rodovia no Espírito Santo é proposta por Camata