Camata quer homenagear pai que não desistiu de encontrar o filho perdido na selva
O senador Gerson Camata (PMDB-ES) sugeriu nesta quarta-feira (2) que no próximo Dia dos Pais, a ser comemorado em 10 de agosto, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) convide o agricultor Edilson Avelino dos Santos e lhe preste uma homenagem por não ter desistido de encontrar o filho, Jonatan, de 18 anos, que havia se perdido em plena selva amazônica. Após 71 dias de busca, Edilson encontrou o filho ainda vivo, mas o rapaz, enfraquecido, morreu pouco depois, em seus braços.
- A polícia desistiu, o Exército desistiu, a Aeronáutica desistiu, os amigos desistiram, mas o pai ficou, levando mordida de mosquito, de besouro, de cobra, atrás do seu filho, até que o encontrou vivo - disse o senador, emocionado.
Camata lembrou o relato feito por Edilson Avelino dos Santos do que sentiu quando, ao encontrar o filho ainda vivo, o abraçou. Para o pai, disse o senador, pareceu que o filho finalmente se acreditava em casa ao vê-lo, e, então, morreu nos seus braços sem dizer uma palavra.
Para o senador, Edilson deu "um exemplo monumental de paternidade responsável" e "é um herói e um exemplo de pai para o Brasil". O senador citou o chefe dos bombeiros que participaram das buscas por Jonatan, que se admirou pelo fato de o jovem ter resistido tanto tempo na selva. Segundo o militar, pessoas nas condições em que ele se encontrava sobrevivem apenas três ou quatro dias.
Camata também citou a mãe de Jonatan, a qual teria dito que, quando faltava comida em casa, o filho saía para caçar paca e tatu.
02/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado faz sessão especial para homenagear Luiz Viana Filho
Miss Terceira Idade quer aproveitar título para encontrar um novo amor
Serys quer homenagear Santos Dumont
Sibá Machado quer homenagear os índios
PPB quer homenagear deputado Nelson Marchezan
Geraldo Mesquita quer homenagear Cruz Vermelha