Camex aprova cota adicional para importação de trigo sem imposto



Foi publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução Camex n° 90, que concede uma cota adicional de 600 mil toneladas para compra externa de trigo em grão (NCM 1001.99.00), até 30 de novembro deste ano, sem a cobrança da alíquota de 10% do Imposto de Importação.

A ampliação da cota foi motivada pela escassez do produto nos mercados brasileiro e argentino. Produtores dos dois países tiveram perdas nas safras de 2013 e 2014, devido a problemas climáticos. A Argentina era o principal fornecedor externo de trigo para o mercado brasileiro.

Em abril deste ano, após a publicação da Resolução Camex n°11, a alíquota do trigo em grão foi reduzida de 10% para zero, para uma cota de 1 milhão de toneladas. Em função dos problemas com as safras no Mercosul, o prazo tem sido estendido e a cota ampliada. Com a decisão de hoje, o total autorizado para importação com redução tarifária em 2013 chega a 3,3 milhões de toneladas.

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior continua a acompanhar a evolução do mercado de trigo e a monitorar seus efeitos na economia, com a preocupação de resguardar também os interesses dos agricultores brasileiros.

Fonte:

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



30/10/2013 12:10


Artigos Relacionados


Camex reduz imposto de importação para latas de cerveja

Camex reduz imposto de importação de remédios para tratamento da hemofilia

Camex reduz Imposto de Importação de dois produtos para evitar desabastecimento

Camex prorroga redução de imposto de importação

Camex reduz imposto de importação de 124 produtos

Camex reduz imposto de importação por desabastecimento