Caminhões vão ajudar 27 mil famílias de agricultores
Agricultores do município da Lapa, na região metropolitana do Paraná, têm motivos de sobra para comemorar. Os 2,5 mil agricultores familiares - de acordo com o último Censo Agropecuário - terão direito a receber equipamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal. Nesse sábado (23), o município receberá um caminhão-caçamba pelas mãos da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/ MDA), Valter Bianchini.
Além da Lapa, outros 53 municípios paranaenses receberão, cada um, um caminhão-caçamba, totalizando 54 nessa entrega. O investimento para a aquisição dos equipamentos foi de R$ 13,3 milhões e vai ajudar mais de 27 mil famílias de agricultores familiares. A solenidade será às 10h, na cidade histórica da Lapa, a 62 km da capital (Curitiba).
Para o delegado federal do MDA no estado, Reni Denardi, é importante frisar que as máquinas se complementam. “A palavra complemento é fundamental para entender o que cada equipamento representa para esses serviços de manutenção. O caminhão-caçamba completa os serviços de manutenção das estradas vicinais do meio rural que a motoniveladora e a retroescavadeira fazem”, explica. Mesmo estando no verão, é nessa época que, segundo o delegado, surgem as trombas d’água, prejudiciais às estradas vicinais.
Identificação
O município da Lapa, onde será feita a entrega dos caminhões, tem uma prefeita que conhece bem a realidade do campo. Leila Klenk, antes de estar na prefeitura, lidava diretamente com os agricultores familiares da região, como agrônoma. “Conheço cada milímetro das estradas daqui. Os agricultores têm uma confiança muito grande no meu trabalho e eu tenho esse compromisso de ajudá-los”, diz.
Leila afirma que o município, mesmo sendo metropolitano, tem boa parte da sua renda gerada no campo. “A nossa geração de renda é baseada no meio rural. Há um valor de produção muito intenso aqui, contribuímos com o estado na produção de grãos, olericultura, frutas e gado de leite. Comemoramos todos os dias porque o Governo Federal ouviu o nosso apelo e por estarmos recebendo os benefícios do PAC 2”, declara.
O município tem em torno de quatro mil quilômetros de estradas rurais. “Para se ter ideia, fazemos, diariamente, quase seis mil quilômetros de área de transporte escolar. Temos 70 comunidades rurais e tudo é muito longe. O nosso grande desafio é manter essas estradas em condições boas de trafegabilidade, não só pensando no escoamento da safra, mas pensando no transporte escolar e no bem estar das famílias, que a qualquer tempo precisam sair de suas casas para ter acesso a um médico ou a uma diversão”, destaca a prefeita.
Até o ano que vem, o Paraná receberá mais 453 equipamentos – dentre eles, mais 281 caminhões-caçamba. A previsão é que uma população rural de 1,2 milhão pessoas seja beneficiada até 2014.
Confira aqui os municípios contemplados com a entrega.
Serviço
Entrega de 54 caminhões-caçamba pelo PAC 2 a municípios do Paraná
Data: 23 de novembro (sábado)
Hora: 10h
Local: cidade histórica da Lapa - Região Metropolitana de Curitiba.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
22/11/2013 19:12
Artigos Relacionados
Caminhões-caçamba beneficiam agricultores paulistas
Pavan cobra promessa do governo de ajudar aos agricultores
Embarcações vão ajudar na busca de famílias ribeirinhas
Liberado R$ 1,5 milhão para ajudar agricultores familiares do sertão cearense
Estado faz força-tarefa para ajudar famílias em Itaoca
Pavan agradece ao Executivo por ajudar famílias atingidas por enchentes