Campanha convoca população para doar sangue



Objetivo é reforçar os estoques dos hemocentros e SP, que caem, em média, 30% no inverno

A Secretaria da Saúde convoca a população de São Paulo para doar sangue nestes últimos dias de julho, final do período de férias. O objetivo é reforçar os estoques dos hemocentros do Estado, que caem, em média, 30% no período do inverno. No início do mês, a secretaria lançou a campanha Neste inverno doe sangue, salve vidas, que tem como estrela a sambista Leci Brandão. Artistas como Viviane Pasmanter, Andreas Kisser, Jair Rodrigues, Jair Oliveira e Luciana Mello também prestigiaram a iniciativa.

“Com o frio, as pessoas estão menos dispostas a sair de casa para doar sangue. Mas é importante que a população aproveite o tempo livre dos últimos dias de férias para contribuir com os estoques, ajudando a salvar vidas”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede – rede de serviços de hemoterapia com unidades situadas em pontos estratégicos para atender as demandas de sangue no Estado.

A intenção da campanha estadual é sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação regular, procedimento completamente seguro que ajudar a salvar vidas. Para doar sangue, é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem o ato. Quem tomar alguma vacina não poderá doar sangue durante quatro semanas após a imunização.

SERVIÇO

Lista de endereços dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site www.saude.sp.gov.br

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)



07/25/2008


Artigos Relacionados


SP convoca população a doar sangue nas férias

Torcedores do Santos podem doar sangue na campanha Sangue Alvinegro

Estado convoca paulistas a doar sangue

SP convoca doadores de sangue antes do início de campanha contra rubéola

SP convoca doadores de sangue antes do início de campanha contra rubéola

Torcedores de futebol são convocados para doar sangue