Campanha de doação de sangue quer aumentar estoque durante realização de grandes eventos



Copa das Confederações, festas juninas e férias escolares pode fazer com que demanda por transfusões aumente em 15%

 

Começa nesta sexta-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue, a nova campanha de doação de sangue do Ministério da Saúde. Com o slogan “Seja para quem for, seja doador”, a ação é voltada para jovens entre 16 a 29 anos, principalmente os que vivem nas cidades-sede da Copa das Confederações (Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza).

A campanha busca aumentar o estoque de sangue em hemocentros durante os jogos da Copa das Confederações – que acontece de 15 a 30 de junho – e mantê-los bem equipados para o mês de julho, época de viagens e férias escolares. Em períodos de grandes eventos e feriados prolongados, a estimativa é que a necessidade de transfusões aumente em 15%.

Além de vídeo publicitário, spot de rádio e peças de internet, a campanha distribuirá 30 mil cartazes e 1 milhão de folderes. A ação também mobilizará cidadãos nas redes sociais, através da hashtag #doesangue. 

Desde o início do ano, o futebol tem sido usado como um dos incentivadores das campanhas de doação. Quase 30 times do País aderiram à campanha firmada com o Governo, que produziu vídeos e levou aos estádios faixas de estímulo à doação. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que a doação de sangue vem crescendo entre a população brasileira. Atualmente, 3,6 milhões de pessoas (2% da população) têm o hábito de doar sangue. O objetivo do governo federal é que o índice chegue aos 3%, com mais 2,2 milhões de doadores regulares, até 2014.