Campanha de vacinação contra gripe vai até a sexta-feira (10)



Estados e municípios que não atingiram a meta devem reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% a todos os grupos

 

A vacina contra a gripe será ofertada até esta sexta-feira (10). Quem pertence ao grupo prioritário (gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade) deve procurar os postos da rede pública em todo o Brasil. 

Até as 15h da última segunda-feira (6), mais de 25,8 milhões de integrantes do grupo prioritário foram vacinados, o que representa 82,4% da meta do público-alvo, formado por 31,3 milhões de pessoas. Deste total, ainda não se vacinaram 5,5 milhões. De acordo com o Ministério da Saúde, os estados e municípios que não atingiram a meta devem reforçar as ações para garantir a cobertura mínima de 80% a todos os grupos.

“A vacina demora até 15 dias para produzir anticorpos protetores contra a influenza, portanto quanto mais cedo for vacinado, mais rápido estará protegido”, destaca a coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

 


Balanço

Os dados fornecidos pelas secretarias de Saúde municipais e estaduais revelam que a região Sul já superou a meta de cobertura, tendo vacinado, até agora, 3,9 milhões, o que representa 82,8% do público alvo. Neste cálculo estão excluídas as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.

A região Sudeste atingiu a segunda maior adesão, com 9,2 milhões de pessoas, ou 66,5% do público-alvo. A região Centro-Oeste, por sua vez, vacinou 1,4 milhão de pessoas, o que representa 65,6% do total. No Norte, foram imunizadas mais de 1,5 milhão de pessoas, correspondente a 65,3% do total. E, na região Nordeste, 63,9% do público-alvo, ou seja, mais de 5,4 milhões de pessoas.

 

Eficácia