Campanha de vacinação encerra com 1,3 milhão de crianças imunizadas
Atualização da caderneta infantil pode ser feita todos os anos
A campanha de atualização da caderneta infantil terminou nessa sexta-feira (24), com 1,3 milhão de crianças vacinadas contra várias doenças. Durante a semana de atualização, foram disponibilizadas aos menores de cinco anos todas as vacinas do calendário básico da criança.
A partir de agora, a campanha ocorrerá todos os anos, sempre no segundo semestre. No primeiro semestre continuará sendo realizada a campanha nacional contra a poliomielite.
Foram ofertadas as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
Durante a campanha de atualização da caderneta de vacinação foram distribuídas megadoses de vitamina A para 56.125 crianças (18,7%).
Também foram aplicadas 2.259.916 milhões de doses de vacinas em crianças menores de cinco anos. A vacina tríplice bacteriana (DTP) foi a mais administrada, com 456.385mil doses. Também foram aplicadas 381.177mil doses da vacina oral poliomielite; 374.724doses da tríplice viral; e 280.576doses da vacina pneumocócica conjugada 10 valente.
Pentavalente
A vacina pentavalente, que também está inclusa no calendário básico, é injetável e reúne em uma única aplicação a proteção de duas vacinas distintas, a tetravalente - que deixa de ser ofertada e protege contra difteria, tétano, coqueluche e doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite, e a vacina hepatite B.
A pentavalente será aplicada aos dois, aos quatro e aos seis meses de vida. Se a criança tiver começado o calendário com a tetravalente - sem que tenha terminado o esquema vacinal - deverá tomar a pentavalente.
Mas no caso de o município ter estoque remanescente da tetravalente, a criança poderá concluir o esquema com esta vacina.
Pólio inativada
Crianças que nunca foram vacinadas contra a paralisia infantil irão tomar a primeira dose aos dois meses e a segunda aos quatro meses, com a vacina inativada poliomielite, de forma injetável.
Já a terceira dose (aos seis meses), e o reforço (aos quinze meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.
As crianças que já começaram o calendário básico com a vacina oral continuam o esquema antigo com as gotinhas: dois meses, quatro meses, seis meses e 15 meses.
Campanha
O objetivo da ação de atualização da caderneta é, segundo o governo, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas. Durante a campanha, menores de 5 anos que vivem nas regiões Norte e Nordeste, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, ambos em Minas Gerais, também vão receber suplemento de vitamina A. A ação faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado em maio deste ano, que tem como meta a superação da extrema pobreza na primeira infância.
Acompanhe o calendário básico de imunização infantil.
Leia mais:
Campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil acaba na sexta (24)
1ª campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil começa no sábado (18)
Brasileiros serão imunizados contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora
País atinge meta de vacinação e 95% das crianças são imunizadas
Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Saúde
27/08/2012 18:55
Artigos Relacionados
País atinge meta de vacinação e 95% das crianças são imunizadas
1,1 milhão de crianças de até cinco anos já atualizaram vacinação
Gripe: 1,7 milhão de pessoas já imunizadas em SP
Paraná encerra campanha com maior índice de vacinação contra gripe A
Cerca de 2,4 milhões de crianças devem ser imunizadas contra poliomielite
Crianças imunizadas pela primeira vez devem tomar 2 doses da vacina