Campanha de vacinação já imunizou 50% da meta do Ministério da Saúde



Novo balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe mostra que 12 milhões de pessoas se vacinaram, em todo o Brasil, até as 15h30 desta sexta-feira (6) – de acordo com informações das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O número representa 50% da meta – que é vacinar 24 milhões de pessoas até 13 de maio, quando termina a campanha.

Até esta data, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes em qualquer período da gravidez devem procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país. Pais ou responsáveis também levar crianças de seis meses a menores de dois anos (1 ano 11 meses e 29 dias) para se vacinar.

No caso dos indígenas, outro público-alvo da campanha, a vacinação ocorre nas aldeias onde vivem. A vacinação também é destinada aos trabalhadores de serviços de saúde, que devem seguir as recomendações das Secretarias Estaduais e Municipais.

As pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, e para obter o endereço e o horário de funcionamento. Durante a campanha, são mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no país.

Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros.


Contraindicações

A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

Segundo o Ministério da Saúde, a única contraindicação é para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.

Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, o ministério sugere à pessoa adiar a aplicação da vacina, para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado.


Fonte:
Ministério da Saúde

 

06/05/2011 19:55


Artigos Relacionados


Campanha de vacinação já imunizou 2,7 milhões de pessoas

Ministério da Saúde lança campanha anual de vacinação contra a gripe

Campanha de vacinação contra sarampo termina nesta sexta-feira e meta de 95% foi superada

Saúde: Estado de SP supera meta e chega a 72,5% de vacinação

Vacinação contra pólio já imunizou quase 12 milhões de crianças

Vacinação contra gripe influenza já imunizou mais de 5 milhões no País