Campanha "Doe Sangue" consegue 81 doadores



A campanha "Doe Sangue", realizada pelo Programa de Responsabilidade Social do Senado em parceria com o Hemocentro, conseguiu coletar o sangue de 81 doadores nos dois dias de campanha - terça-feira (3) e quarta-feira (4). De acordo com a coordenadora da campanha e chefe do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional do Senado, Denise Costa Lisboa, mais de 100 interessados procuraram a unidade do Hemocentro instalada no Senado para fazer a doação, número que ultrapassou o limite fixado pelo Hemocentro para coleta de sangue em dois dias no período de 8 às 12h.

- Já está se criando a cultura da doação. É necessária uma conscientização para que, independentemente de campanha, as pessoas procurem doar no Hemocentro - afirmou Denise Lisboa.

No ano passado, foram feitas 80 doações e obtidas 60 bolsas de sangue. Isso ocorre porque o sangue coletado passa por uma triagem a fim de que seja verificado, por exemplo, se a substância está apta para o uso e qual o tipo sanguíneo do doador. A triagem das bolsas colhidas este ano ainda será feita no Hemocentro e o resultado sairá em 30 dias.

Segundo a chefe do Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional,a campanha se repetirá em 2007, mas provavelmente terá três dias de duração e a coleta será realizada nos períodos da manhã e da tarde. A doação não pode ser feita entre as 12h e 14h, pois o doador pode passar mal por não estar devidamente alimentado.

Os interessados em doar sangue podem procurar a Fundação Hemocentro de Brasília, que fica no Setor Médico Hospitalar Norte, ou as unidades de hemoterapia dos hospitais regionais de Taguatinga, Gama, Ceilândia e Sobradinho.



04/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha HSPE precisa de doadores de sangue tipo O negativo

Saúde faz campanha para incentivar recrutamento de doadores de sangue

Campanha de doação de sangue em redes sociais quer fidelizar doadores

SP convoca doadores de sangue antes do início de campanha contra rubéola

SP convoca doadores de sangue antes do início de campanha contra rubéola

Pró-Sangue precisa de doadores