Campanha Move Brasil quer ampliar a prática esportiva no País em 2014



Preguiça, cansaço ou a correria do dia a dia são os principais vilões da prática esportiva. Aumentar o número de pessoas que praticam exercícios no Brasil, como forma de participação, saúde e lazer , é um desafio para os próximos anos. Incluir o hábito saudável na rotina das pessoas é a meta da campanha Move Brasil, que realizou ações de mobilização e conscientização em 2013 e, neste ano, pretende consolidar a ação e ampliar o número de participantes em todo País.

Move Brasil é uma iniciativa conjunta do Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministérios do Esporte e da Saúde, e outras organizações ligadas ao esporte. O secretário-executivo da ação, Eduardo Roberto Uhle, explica que a campanha tem duas principais frentes de ação: prática esportiva em si e a difusão da mensagem. “Todos os brasileiros estão convidados a entrar para o movimento. Um movimento aberto para qualquer empresa e pessoa física. A nossa proposta é aumentar o número de pessoas, que chamamos de movedores, e, por consequência, o número de praticantes de atividade física no País”, disse.

O Sesc, uma das organizações parceiras da iniciativa, encomendou uma pesquisa inédita focada nos esportes e na prática de atividade física no Brasil para analisar e compreender como o brasileiro se exercita em seus momentos de lazer. A pesquisa levou como base mil pessoas de 70 cidades brasileiras, sendo nove metropolitanas.

Os resultados do estudo apontam que, apesar do esforço da campanha para o aumento da prática de atividades físicas, a população brasileira ainda está longe de poder ser considerada ativa. Mais da metade do total dos entrevistados declarou não praticar esporte e atividades físicas. Entre o grau de instrução, foi constatado que os entrevistados com menor escolaridade são os mais sedentários. Na faixa etária, os maiores de 35 anos são os que menos praticam esportes, enquanto 42% dos jovens de 16 a 24 anos praticam alguma atividade física pelo menos uma vez no mês.

Iniciado em 2012 com a edição da carta de intenções, a primeira ação nacional desenvolvida pelo movimento foi realizada no mês de setembro de 2013, com a Semana Move Brasil. Foram oferecidas cerca de 500 opções de atividades físicas em todo País. Com a experiência, a entidade pretende promover novamente a semana de atividade nos primeiros domingos da primavera de 2014, 2015 e 2016. “É uma mensagem poderosa para ser lançada e engajar mais pessoas a olharem as atividades físicas de forma diferente”, completou.

Nos próximos anos, os parceiros da campanha realizarão ações conjuntas relacionadas a esporte e atividades físicas, sempre estimulando o desenvolvimento social, respeitando os direitos e a diversidade cultural, além de proporcionar melhoria na qualidade de vida do brasileiro.

“A realização dos megaeventos deve, mais do que receber atletas e visitantes de outros países, servir como inspiração para colocar os brasileiros em movimento com muito esporte”, acrescentou.

Os interessados podem compartilhar os princípios do Move Brasil por meio do siteFacebookTwitter e Instagram.

Fonte:
Ministério do Esporte



07/01/2014 19:02


Artigos Relacionados


Metrô promove campanha para estimular a prática esportiva

Campanha Move Brasil é realizada em 20 estados

Brasil e China instituem grupo de trabalho para ampliar cooperação esportiva

Brasil e Uruguai ampliam acordo de cooperação esportiva para Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Programa estimula idosos à prática esportiva

No dia do esporte, conheça o programa que estimula idosos à prática esportiva