Campanha pelo voto consciente mobiliza brasileiros até no exterior



Lançada há um mês, a campanha "Seu voto faz o Congresso Nacional", criada pelo Senado para promover o voto consciente nas eleições deste ano, tem alcançado brasileiros em todo o país e até no exterior. Um exemplo é o engenheiro Marco Figueiredo, que vive há 22 anos nos Estados Unidos, onde atua como pesquisador na agência espacial norte-americana (Nasa). Ele é um dos eleitores - mesmo no exterior, vota para presidente da República - que entraram em contato com a equipe responsável pela campanha para apresentar comentários e sugestões.

O engenheiro sugeriu uma correção no jogo de perguntas e respostas - disponível no site da campanha - que simula uma partida de futebol de botão. Marco observou que o gol não era válido porque o último botão estava em posição de impedimento. Depois de ver o pequeno erro corrigido, o engenheiro gravou um depoimento comentando sua condição de eleitor fora do país e ressaltando a importância do voto. "Em 3 de outubro, votem consciente, é importante formar um Congresso honesto e inteligente", diz no vídeo, disponível no canal da campanha no YouTube.

A internet tem sido um meio importante para a interação entre a equipe da campanha e os cidadãos. "Como não dispomos de verba para compra de mídia, a proposta da campanha é utilizar a internet como principal canal de divulgação. O interessante é que a mensagem atingiu os locais mais improváveis", avalia Elga Lopes, diretora da Secretaria de Projetos Especiais do Senado.

Mas não são apenas as novas mídias que têm atraído o público. Anthony de Pádua, de Caruaru (PE), interessou-se pela campanha quando descobriu que uma das peças era um cartão postal. Membro de uma associação de cartofilistas, o pernambucano adicionou o item à sua coleção e aproveitou para divulgar a campanha entre colegas.

Do Paraná, a professora Karina Aparecida contou por e-mail que usou o conteúdo da campanha como material didático em aulas sobre as eleições. "Minha turma tem 36 alunos, e o material do site foi de grande importância", informou.

O hot site da campanha "Seu Voto faz o Congresso Nacional" fica no ar até o próximo dia 2 de outubro. No Twitter, a conta @vocenosenado permanecerá ativa mesmo depois das eleições, para incentivar o debate acerca do voto consciente.



17/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha pelo voto consciente para o Legislativo já está no ar

Acir Gurgacz destaca campanha do Senado pelo voto consciente

Senado lança nesta quinta campanha pelo voto consciente

Senado quer eleitor mais perto do Legislativo e faz campanha por voto consciente

Campanha pelo preço justo mobiliza internautas

Demóstenes vai mudar de posição na proposta que dá direito a voto para brasileiros no exterior