Campanha por uma alimentação saudável pretende melhorar hábito dos brasileiros



O objetivo da campanha é sensibilizar a população em geral, assim como os agentes de abastecimento das Ceasas sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável

 

Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) lançou a primeira fase da Campanha de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras nas Centrais de Abastecimento (Ceasas). O objetivo é melhorar a alimentação e proporcionar melhor qualidade de vida aos brasileiros. 

Visto que o consumo médio atual de frutas, legumes e verduras (FLV) pela população brasileira é menos da metade da recomendação (400g/dia) da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Conab visa incentivar a oferta de alimentos fornecidos nas Ceasas do País.

O objetivo da campanha é sensibilizar a população em geral, assim como os agentes de abastecimento das Ceasas, sobre a importância de uma alimentação adequada e saudável, com o foco no aumento do consumo de frutas, legumes e verduras.

A campanha tem a parceria da Conab juntamente com a  Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Ministérios da Saúde (MS), Desenvolvimento Social, Combate a Fome (MDS) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort).


Riscos à saúde

O peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a obesidade atinge 12,5% entre os homens e 16,9% entre as mulheres e o excesso de peso é observado na metade da população.

Este cenário, associado ao maior consumo de alimentos industrializados e à baixa prática de atividade física, tem impacto direto na saúde dos brasileiros, contribuindo para o aumento da prevalência de excesso de peso e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente das doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de neoplasias.