Campanha reforça a importância da prevenção contra a Aids



Agências dos Correios distribuirão material informativo sobre a doença e, em parceria com outras instituições, a Empresa irá qualificar funcionários sobre o tema

A campanha “Correios contra Aids” foi lançada nesta terça-feira (30), em Brasília (DF), com o objetivo de envolver a sociedade e os trabalhadores da Empresa em um esforço internacional para prevenção da doença.  A iniciativa consiste na distribuição de material informativo e educativo e utilizará as mais de 660 mil agências dos Correios como pontos estratégicos para a distribuição de material.

Na edição deste ano, a Campanha irá oferecer uma capacitação na modalidade a distância para mais de 117 mil funcionários da Empresa sobre HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. 


Ainda nesta primeira etapa da Campanha, os material produzidos serão distribuídos em 150 agências dos estados do Rio Grande do Sul, Bahia e Amazonas, definidos como estados prioritários. “Esta é uma ótima oportunidade de falar sobre prevenção a tantos funcionários, que podem, inclusive, replicar esse conhecimento nos locais que atuam”, garante o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco.

A campanha faz parte de um esforço mundial para a prevenção da doença, que envolve sete países - Brasil, Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria.  No País, a Campanha teve início em 2010 com foco na prevenção durante o Carnaval e, na época, 120 agências Correios participaram da iniciativa, que incluiu a oferta de cartões postais com abordagens bem-humoradas de questões relacionadas ao HIV/Aids e a distribuição de 15 mil folders e mil cartazes. 

A campanha contou também com o envio de cerca de 800 mil mensagens por mala direta postal domiciliária, além de um selo e um carimbo, lançados na mesma data. Uma cartilha educativa também foi publicada nesse período com ilustrações do artista Ziraldo. Ministério da Saúde, UNAIDS (núcleo das Nações Unidas que atua na luta contra a doença) e Organização Internacional do Trabalho (OIT) são parceiros na campanha.

Conheça o material da Campanha


Aids no Brasil

Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, O Brasil possui mais de 650 mil casos registrados de Aids, de acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Atualmente, ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos.