Capes abre inscrições para programas de cooperação entre França e países da América do Sul
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira (9) os editais para seleção de projetos conjuntos de pesquisa dos programas Capes/MATH-AmSud e Capes/STIC-AmSud. As iniciativas fazem parte da cooperação francesa com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e têm como objetivo fortalecer a colaboração e a criação de redes de pesquisa, no domínio da matemática e das ciências e tecnologias da informação e da comunicação (STIC), entre sul-americanos e franceses.
Cada projeto deverá planejar suas atividades considerando a duração máxima de dois anos. A seleção acontecerá em quatro fases, todas de caráter eliminatório: análise documental, análise de mérito, avaliação pelo comitê científico e avaliação pelo comitê de direção.
O financiamento inclui a realização de missões de pesquisa (trabalho e estudos) entre os grupos participantes, incluindo a realização de oficinas e/ou escolas intensivas (cursos de curta duração) que permitam a participação de professores e estudantes.
A divulgação dos resultados está prevista para novembro deste ano. Poderão ser aprovados até 10 projetos de cada edital, que terão início em 2012.
MATH-AmSud
No edital da Capes/MATH-AmSud a proposta deve ser apresentada pelo coordenador brasileiro à Capes, pelo coordenador internacional à secretaria do MATH-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências.
O coordenador internacional deverá encaminhar eletronicamente o projeto em inglês, anexando os currículos dos responsáveis em cada uma das instituições, à secretaria do programa MATH-AmSud pelo email [email protected], até 15 de maio, às 24hs do Chile.
O coordenador brasileiro deverá encaminhar eletronicamente o projeto em português, anexando a documentação complementar relacionada no edital, à Capes, pelo email [email protected] , até dia 31 de maio, às 24hs de Brasília.
STIC-AmSud
Assim como no primeiro edital, as propostas para o Capes/STIC-AmSud devem ser apresentadas pelo coordenador brasileiro à Capes, pelo coordenador internacional à secretaria do STIC-AmSud e pelos demais coordenadores às suas respectivas agências.
O coordenador internacional deverá encaminhar eletronicamente o projeto em inglês, anexando os currículos dos responsáveis em cada uma das instituições, à secretaria do programa STIC-AmSud pelo email [email protected], até 15 de maio, às 24hs do Chile.
O coordenador brasileiro deverá encaminhar eletronicamente o projeto em português, anexando a documentação complementar relacionada no edital, à Capes, pelo email [email protected] , até 31 de maio, às 24hs de Brasília.
Fonte:
Capes
09/05/2011 17:22
Artigos Relacionados
Programas de pesquisa entre França e países da América do Sul têm inscrições prorrogadas
França e países da América do Sul abrem inscrições para projetos de pesquisa
Acordo entre São Paulo e França impulsionam programas de cooperação
Capes divulga edital para parcerias universitárias entre países do Mercosul
Capes prorroga até 27 de agosto inscrições para cooperação científica Brasil-Argentina
Capes lança edital de projetos conjuntos para pesquisa entre países do Mercosul