Capes apoia visita de professores de física a Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear
Pelo quarto ano consecutivo, professores brasileiros de física no ensino médio serão representados em uma visita de uma semana ao Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear (CERN, sigla em francês), instituição europeia de física de partículas que abriga o maior acelerador do mundo, o Large Hadron Collider (LHC).
O curso, que vai de 26 a 31 de agosto, é organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com apoio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Este é o terceiro ano que a Capes apoia a iniciativa.
Originalmente concebido no CERN, em 2007, para atender professores de escolas secundárias portuguesas, foi ampliado em 2009 para abranger também os de origem brasileira e africana. O evento é inteiramente realizado em português, como parte de um esforço educacional do centro europeu de promover o ensino de ciências e de física de partículas entre seus países-membros.
No ano passado, participaram 20 professores brasileiros, seis deles integrantes do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), e a ideia é ampliar neste ano.
Segundo Nilson Marcos Dias Garcia, coordenador da Escola de Física CERN 2012, o objetivo da iniciativa é que as novidades absorvidas lá possam ser passadas aos alunos e sirvam de motivação para ampliar o interesse em física.
Para participar, basta visitar o website, clicar no ícone 2012 (no canto superior direito da página) e seguir as instruções. O prazo para as inscrições vai até o dia 31 de maio.
Fonte
Capes
25/05/2012 14:32
Artigos Relacionados
Em visita ao Senado, Ahmadinejad apoia Brasil no Conselho de Segurança da ONU
Presidente de parlamento europeu visita Assembléia
Ministra da Cultura visita Instituto Europeu de Design
Reserva extrativista recebe visita de instituto europeu
Programa da Capes envia 25 professores de Língua Inglesa para os EUA
Capes divulga lista de professores que vão para o Timor Leste