Capes seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e Uruguai



A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta quinta-feira (27), edital para seleção de projetos para o Programa de Cooperação Internacional Capes/Udelar. O programa tem como objetivo estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e uruguaios vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES), visando à formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e no Uruguai, nas diversas áreas do conhecimento.

Para serem inscritas, as propostas deverão, entre outros requisitos, ser conjuntas e envolver instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Uruguai; ser similares e apresentadas por um coordenador de cada país, no caso do brasileiro, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; estimular a cooperação científica, tecnológica e de inovação entre grupos e centros de pesquisa de pós-graduação de alto nível, incentivando a mobilidade de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

A equipe proponente deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador. Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de quatro anos, improrrogáveis.

As inscrições das propostas são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até 10 de dezembro, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário de inscrição, devem ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.

Dúvidas ou informações referentes ao formulário eletrônico, por e-mail ou telefone (61) 2022-6230.

A seleção das propostas de projetos conjuntos de pesquisa se desenvolverá em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas análise documental, análise do mérito científico, análise e priorização das candidaturas pelo grupo assessor especial da Diretoria de Relações Internacionais da Capes e avaliação final em reunião conjunta binacional. A divulgação do resultado está prevista para março de 2012 e o início das atividades dos projetos e liberação dos recursos para abril de 2012.

Para os projetos aprovados serão concedidas bolsas no Brasil e no exterior, auxílio instalação, seguro saúde, diárias, auxílio para despesas com passagens e locomoção e recurso para material de consumo. Mais informações por e-mail 


Fonte:
Capes



27/10/2011 17:05


Artigos Relacionados


Capes seleciona bolsistas para intercâmbio no Uruguai

Probitec seleciona dez projetos de pesquisa para intercâmbio entre Brasil e Argentina

Capes seleciona pesquisadores para projetos de intercâmbio na Argentina

Capes seleciona projetos de pesquisa com Uruguai

Capes e Fundação Agrópolis selecionam projetos de pesquisa entre Brasil e França

Edital seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e Japão