Capiberibe diz temer política externa norte-americana
Ao apontar contradições na política externa norte-americana, o senador João Capiberibe (PSB-AP) disse temer as decisões e as avaliações norte-americanas acerca de outros países e seus governos. O senador usou como exemplo a relação dos Estados Unidos com Saddam Hussein, que era tratado como aliado na guerra que o Iraque empreendeu contra o Irã nos anos 80. Agora, disse Capiberibe, o presidente do Iraque se tornou o inimigo nº 1.
- O que nos aterroriza mais? Saddam Hussein ou a política internacional dos Estados Unidos? - questionou Capiberibe aos embaixadores dos Estados Unidos e do Reino Unido, Donna Hrinak e Roger Bone, que participaram de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) nesta quinta-feira (3).
O senador lembrou que, por iniciativa dos Estados Unidos, o embaixador do Brasil no Reino Unido, José Maurício Bustani, foi destituído do cargo de diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) há um ano por sugerir que fossem realizadas inspeções também nos Estados Unidos.
A recusa do governo do presidente George W. Bush de assinar o protocolo de Kyoto, que estabelece metas para a diminuição da poluição atmosférica, também foi condenada por Capiberibe. Para ele, a atitude norte-americana de ir à guerra numa decisão unilateral pode levar a uma nova corrida armamentista.
- Podem haver novas vítimas de decisões unilaterais dos Estados Unidos? A decisão não ajuda na resolução da grave crise social, provocada pela ampla concentração de riqueza nos países do hemisfério norte - lamentou Capiberibe.
03/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fatec Americana organiza 4ª edição do Programa de Imersão na Língua Inglesa e na Cultura Norte-Americana
Michel Temer chefiará delegação brasileira às reuniões da Cúpula Ibero-americana e da Unasul
Capes assina acordo com universidade norte-americana
Entidade norte-americana visita reserva no Acre
Fapesp firma parceria com universidade norte-americana
Agricultura: Secretário recebe comitiva norte-americana