Capiberibe presta homenagem a Aziz Ab’Saber



Em discurso nesta sexta-feira (23), o senador João Capiberibe (PSB-AP) homenageou o geógrafo Aziz Nacib Ab’Saber, que morreu na sexta-feira passada (16), aos 87 anos. Capiberibe recordou que Ab’Saber foi um dos maiores especialistas em geografia física do país, bem como uma voz ativa nos debates sobre biodiversidade e preservação ambiental.

O geógrafo era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Ab'Saber nasceu em São Luís do Paraitinga (SP) em 24 de outubro de 1924.

– Aziz era da mesma linhagem de nomes como Bertha Lutz, Josué de Castro, Paulo Freire, Milton Santos e Zilda Arns – disse Capiberibe.

Embora já estivesse aposentado, Ab'Saber continuava publicando livros e atuando como militante socioambiental. Envolveu-se, por exemplo, conforme lembrou Capiberibe, com a discussão do novo Código Florestal (PLC 30/2011), projeto atualmente na Câmara dos Deputados (PL 1876/1999).

– Seus colegas e ex-alunos da Universidade de Sorocaba, da USP, da SPBC e de tantos lugares mais vão sentir a sua falta e nós também. O Brasil perde, o Amapá perde e eu perdi um grande amigo – disse o senador.



23/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe presta homenagem a Almir Gabriel

Suplicy lamenta morte do geógrafo Aziz Ab’Saber

José Jorge presta solidariedade a Capiberibe

Capiberibe presta contas de seus dois mandatos como governador do Amapá

CCJ presta homenagem a ACM

ILB presta homenagem à mulher