Capiberibe toma posse hoje no Senado
O segundo candidato mais votado nas eleições de 2010 para o Senado no Amapá (130.411 votos), João Capiberibe (PSB), tomará posse durante a sessão plenária desta terça-feira (29). A decisão da Mesa do Senado foi anunciada pelo 1º secretário, Cícero Lucena (PSDB-PB).
- O parecer foi aprovado por unanimidade, já que os senadores não apresentaram nenhuma defesa e, logo mais à tarde, então, o senador João Caiberibe tomará posse - disse Cícero Lucena, que apresentou o relatório sobre o caso.
Capiberibe recebeu votos suficientes para ser eleito senador pelo Amapá em 2010, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa. A lei foi posteriormente considerada inaplicável naquele pleito pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ele conseguiu, na Justiça, o direito de tomar posse no Senado, sendo diplomado no último dia 14 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá.
Capiberibe foi eleito senador pela primeira vez em 2002, mas foi cassado em 2004, sob acusação de compra de votos - o que inicialmente o levou a ser barrado pela Lei da Ficha Limpa.
Com a posse de Capiberibe, perde a vaga Gilvam Borges (PMDB), que requereu licença médica e vem sendo substituído por seu primeiro suplente e irmão, Geovani Borges (PMDB), desde o dia 31 de março. A nomeação de Capiberibe também implica mudanças nas bancadas parlamentares. O PSB, partido ao qual ele é filiado, passará a ter quatro representantes na Casa, e o PMDB, por consequência, perde um integrante.
Capiberibe será o segundo candidato eleito para o Senado nas eleições de 2010 a ser beneficiado pela decisão do STF de considerar a Lei da Ficha Limpa inaplicável no pleito daquele ano. Antes dele, no último dia 8, tomou posse na Casa o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
29/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
João Capiberibe toma posse como senador pelo Amapá
João Capiberibe toma posse como senador pelo Amapá
Nova Diretoria do IPT toma posse hoje
Celso Amorim toma posse hoje no cargo de ministro da Defesa
Assis Gurgacz toma posse no Senado
Chico Sartori toma posse no Senado