Capital ganha hospital de reabilitação para pessoas com deficiência



Unidade da Rede Lucy Montoro na Vila Mariana foi modernizada e terá capacidade de atendimento triplicada para até 180 mil atendimentos anuais

00:00 / 00:00

(Atualizada às 12h40)

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quinta-feira, 22, um moderno hospital e centro de reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes. Composto por dois prédios, o novo serviço contará com atendimento ambulatorial e 24 leitos de internação, além de laboratórios de habilidades e oficinas terapêuticas, como jardinagem, artes plásticas, têxteis, dança e teatro.

Com investimento de R$ 44 milhões, o IRLM na Vila Mariana irá oferecer, gratuitamente, reabilitação integral aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados.

"Nós passaremos de cinco mil atendimentos/mês pra 15 mil atendimentos/mês, 180 mil atendimentos/ano. Internação, que não existia, casos mais complexos que precisem também ser internados. Reabilitação, atender pessoas com deficiência e mobilidade reduzida", declarou Alckmin.

Construído em uma área de 10.372 metros quadrados, a nova unidade terá sua capacidade triplicada, de 60 mil para 180 mil atendimentos anuais. Serão beneficiados os pacientes que apresentem encaminhamento médico da rede pública ou privada de saúde. Referência em atendimento, ensino e pesquisa, a unidade fará distribuição gratuita de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, contando também com 24 leitos para internação.

Totalmente modernizado e com 100% de acessibilidade, o Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM) da Vila Mariana é uma parceria das secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Saúde.

"As novas instalações foram concebidas para serem totalmente acessíveis aos pacientes. Gradativamente iremos colocar em funcionamento todos as áreas localizadas na unidade, ampliando o atendimento oferecido hoje e beneficiando cada vez mais a população", afirmou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro - Vila Mariana também deverá participar intensamente dos programas de residência médica, aprimoramento, estágios e atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, viabilizará cursos para cuidadores abertos à comunidade e realizará palestras para orientação de pacientes, cuidadores e familiares.

"O SUS paulista avança no oferecimento de serviços especializados a pessoas com deficiência, fundamental para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social desses pacientes", declarou o secretário de Estado da Saúde de São Paulo Giovanni Guido Cerri.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com Secretaria da Saúde



12/22/2011


Artigos Relacionados


SP lança Instituto de Reabilitação para pessoas com deficiência física

SP cria Instituto de Reabilitação para pessoas com deficiência física

Brasil e Portugal buscam cooperação para reabilitação de pessoas com deficiência

Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha ganha ambulatório e sala para reabilitação física

Saúde habilita 4 novos centros de reabilitação para pessoas com deficiência física

Pessoas com deficiência serão beneficiadas com a construção de centros de reabilitação