Capital Mundial do Humor, Piracicaba também guarda belas paisagens e atrativos culturais



Entre os destaques há o rio que leva o nome da cidade e o Salão Internacional do Humor

Piracicaba possui belezas naturais, culturais e interessantes pontos históricos. Distante 160 quilômetros de São Paulo, a cidade é conhecida como Capital Mundial do Humor. A cada ano realiza a mostra oficial de trabalhos em cartum, charge, caricatura e tiras, chamada Salão Internacional de Humor. 

Um dos seus principais cartões-postais é o Centro Cultural Estação Paulista. O espaço é utilizado para diversas manifestações artísticas e, no parque ao lado, é possível praticar atividades esportivas. Até a década de 1970, o local abrigava a antiga Estação da Cia. Paulista que transportava passageiros até Campinas.

No Museu da Água Francisco Salgot Castillon os turistas podem conferir as espécies de peixes do Rio Piracicaba e conhecer a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. Já no Mirante, é possível ter uma bela vista e tirar fotos do Salto do Rio Piracicaba. O local também tem um parque infantil, uma fonte e um belo painel histórico da cidade.

No Rio Piracicaba, os visitantes podem aproveitar para pescar ou praticar esportes aquáticos. Sobre o mesmo, está localizada a Ponte Pênsil, outro ponto turístico com grande destaque. 

Na parte religiosa, Piracicaba possui construções que encantam os turistas. Um bom exemplo é a Catedral de Santo Antônio. A paróquia conserva o centro da vida litúrgica da cidade e foi erguida no mesmo local da antiga Igreja Matriz.

Também muito visitada é a Igreja Sagrado Coração de Jesus, conhecida como "Igreja dos Frades". Situa-se na movimentada Praça Papa João XXIII e foi inaugurada em 25 de junho de 1965, dia em que é realizada a festa que leva o nome da igreja.

Os turistas ainda podem aproveitar diversas festividades ao longo do ano. O Carnaval é uma boa opção para resgatar o brilho do passado, o grande destaque nas ruas são as marchinhas. Acontecem ainda as Festas do Artesanato, do Milho Verde, da Polenta e do Vinho. 

Piracicaba traz uma curiosidade em seu nome. A palavra, em tupi-guarani, significa "lugar onde o peixe para". E neste contexto, a iguaria tornou-se a base dos pratos típicos degustados pelos turistas. A cidade ainda ganha destaque na produção de pamonhas e também é conhecida como a "capital nacional da cachaça". 

Do Portal do Governo do Estado



02/03/2012


Artigos Relacionados


Próxima à Serra do Mar, Ribeirão Pires guarda belas paisagens

Esportes radicais e belas paisagens em São Bento do Sapucaí

Estudantes participam do 10º Salãozinho de Humor de Piracicaba

Poupatempo Piracicaba homenageia Salão Internacional do Humor

Imprensa Oficial participa do Salão de Humor em Piracicaba

Poupatempo Piracicaba recebe mostra parelela ao Salão Internacional de Humor