Carlos Alberto Direito é aprovado para o cargo de ministro do STF



Com 61 votos favoráveis, 2 votos contrários e uma abstenção, o Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (29) a indicação do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em vaga decorrente da aposentadoria do ministro José Paulo Sepúlveda Pertence. A indicação, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já havia sido aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com o voto de 22 dos 23 membros da comissão e uma abstenção.

A atuação profissional de Menezes Direito foi saudada pelos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Francisco Dornelles (PP-RJ), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Alvaro Dias (PSDB-PR), Marconi Perillo (PSDB-GO), Magno Malta (PR-ES), Eduardo Suplicy (PT-SP) e José Nery (PSOL-PA).

Mercadante afirmou que Carlos Alberto Direito conta com notório saber jurídico e carreira longa e consistente na magistratura, tendo sido um dos principais entusiastas do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). Flexa Ribeiro disse que Direito, que fez sua carreira no Rio de Janeiro, será o primeiro paraense a ocupar o cargo de ministro do STF. Dornelles destacou a atuação de Direito como secretário de Educação do Rio de Janeiro.



29/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores lamentam falecimento do ministro Carlos Alberto Direito

Aprovada indicação de Carlos Alberto Direito para o STF

Aprovada indicação de Carlos Alberto Direito para o STF

Senadores lamentam falecimento de Carlos Alberto Direito

Sabatina de Carlos Alberto Direito será nesta quarta, na CCJ

CCJ estende a todos os servidores direito de se afastar do cargo para assumir mandato eletivo