CARLOS WILSON PEDE NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA O RECIFE
Wilson informou que existe um déficit de 40% em face das necessidades de oferta de água da cidade, o que denota uma das piores situações, neste item, de todas as regiões metropolitanas do país. Um milhão e oitocentos mil habitantes na área metropolitana, acrescentou o senador, têm água apenas durante 3 dias por mês. Chamou atenção também para o fato de que somente 32,6% da população local são servidos por uma rede coletora de esgoto. Em São Paulo, por exemplo, esse mesmo serviço cobre 83,7% da região metropolitana.
- Como conseqüência a cidade do Recife se mantém assolada por doenças infecto-contagiosas, muriçocas e maruins (mosquitos), com seu turismo e demais atividades econômicas severamente prejudicadas, perdendo não só a qualidade de vida, mas também a capacidade de gerar oportunidades de melhoria econômica para sua população - observou.
A situação é paradoxal, afirmou o senador, pois Recife é conhecida por sua abundância natural de água. "Conclui-se que o problema decorre do descaso e da incompetência das autoridades públicas responsáveis".
Ele sugeriu que se faça uma definição clara das relações entre as concessões municipais e as empresas estatais e que se crie, também, um modelo de regulamentação em que os municípios contem com Agências Reguladoras locais que possam fiscalizar essas relações institucionais.
06/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Jorge pede liberação de recursos para abastecimento de água em Recife
CARLOS WILSON DIZ QUE A CONTINUIDADE DAS OBRAS QUE INICIOU EVITARIA FALTA D¿ÁGUA NO RECIFE
Wilson Santiago pede retomada de abastecimento de água pelo exército na PB
CARLOS WILSON: LICENÇA DO SENADO E CANDIDATURA À PREFEITURA DO RECIFE
CARLOS WILSON FAZ CRÍTICAS À PREFEITURA DO RECIFE NO SETOR HABITACIONAL
CARLOS WILSON QUER INSTALAR FILIAL DO MUSEU GUGGENHEIM NO RECIFE