Carros importados do Uruguai também vão receber isenção de aumento do IPI
O governo brasileiro vai liberar os carros uruguaios de pagar o aumento de 30 pontos percentuais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com isso, o país vai receber o mesmo benefício que o México e a Argentina, que também têm acordos automotivos com o Brasil.
A mudança flexibiliza o anúncio feito no último dia 15, quando ficou decidido que montadoras que não investirem em inovação e conteúdo nacional passariam a pagar IPI mais alto. O acordo vai beneficiar as três montadoras asiáticas instaladas no Uruguai, a Lifan, KIA e Chery.
Segundo o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira, a flexibilização corrige o texto da Medida Provisória 540, que trata do Plano Brasil Maior.
O Uruguai pode exportar para o Brasil até 20 mil automóveis por ano com isenção de imposto de importação. “A redução do IPI seria também concedida para países com acordos comerciais sobre veículos”, disse.
O acordo foi feito após reunião realizada na terça-feira (27) entre o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, com o vice-ministro de Economia e Finanças do Uruguai, Luíz Porto.
Fonte:
Agência Brasil
28/09/2011 10:40
Artigos Relacionados
Supremo suspende aumento de IPI para carros importados
DEM questiona no Supremo aumento do IPI para carros importados
Aloysio Nunes critica aumento do IPI de carros importados
Uruguai também terá portal do Mercosul
Uruguai também terá portal de comércio exterior na internet
Aprovada isenção fiscal para equipamentos hospitalares importados