Cartilhas do MEC divulgam pesquisas sobre produtos regionais



A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) lança este ano mais uma série cartilhas temáticas. Os temas são castanha-do-Brasil, soja, mel e laticínios. As cartilhas abordam pesquisas desenvolvidas em algumas das mais de 200 escolas da rede federal, que atuam em sintonia com os arranjos produtivos locais e regionais.


As cartilhas já disponíveis tratam de temas como doces e geléias, rochas ornamentais, café, cachaça e vinho, entre outros. Também apresentam opções de cursos e ensinam receitas populares originárias das diversas regiões brasileiras.


São inúmeras as pesquisas desenvolvidas nas escolas como fruto da política de educação, geração de renda e emprego. No Instituto Federal do Piauí, por exemplo, são realizadas pesquisas focadas no controle da qualidade do mel produzido no estado. Para agregar valor à castanha-do-Brasil e favorecer o comércio local, alunos e professores do campus Manaus Zona Leste, do Instituto Federal do Amazonas, estão desenvolvendo novas receitas com a amêndoa e oferecendo os produtos à comunidade.


Essas e outras práticas podem ser conferidas nas cartilhas, realizadas em parceria com a Unesco. As publicações estão disponíveis na página da Setec, no Portal do MEC.

Fonte: MEC

 



13/08/2010 02:24


Artigos Relacionados


IBGE e Conab divulgam previsão de safra por meio de duas pesquisas diferentes

Pavilhão Amazônia apresentará produtos regionais na FIAM

Agricultura publica preço mínimo das culturas de inverno e produtos regionais

Cartilhas sobre proteção a refugiados são lançadas no Brasil

Cartilhas orientam sobre a prática do consumo sustentável

Cartilhas de saúde orientam sobre diversos temas