CAS APROVA CRIAÇÃO DE CENTRO DE ESTUDOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS



O Brasil poderá ter uma instituição para pesquisa das plantas medicinais. Projeto, de autoria do senador Freitas Neto (PFL-PI), criando o Centro Nacional para Estudos, Conservação e Manejo das Plantas Medicinais Brasileiras, foi aprovado nesta quarta-feira (dia 22), em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Sociais. De acordo com a proposta, relatada favoravelmente pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP), a instituição, que seria vinculada ao Ibama, teria a finalidade de propor normas relativas ao controle do uso das plantas medicinais, fomentar estudos sobre o tema e promover o manejo e a conservação dos espécimes da flora brasileira.
- A flora brasileira, caracterizada pela elevada diversidade e representada em diversos ecossistemas, há muito vem sofrendo processo de destruição. Além disso, a comercialização ilegal de plantas nativas tem contribuído para o empobrecimento da diversidade vegetal - esclarece Freitas neto, ao justificar a necessidade de se criar o centro de estudos.
Para o relator da matéria, cabe ao governo interferir no assunto para evitar que os recursos vegetais estão sujeitos apenas a valores econômicos. "O Estado Brasileiro não pode ficar impassível diante da depredação de seus recursos florestais, ao sabor de meros interesses comerciais, sob pena de privar nossas futuras gerações de beneficiar-se do uso adequado desses produtos", avalia Gilvam.

22/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Especialista ministra palestra sobre plantas medicinais

SENADOR DEFENDE DIREITOS DE ÍNDIOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS

Comissão de Saúde realiza seminário sobre plantas medicinais

Esalq realiza exposição sobre guia de plantas medicinais e aromáticas

Agricultura: Curso sobre plantas medicinais, aromáticas é realizado em Pindamonhangaba

Comissão de Saúde realiza o III Seminário Estadual sobre Plantas Medicinais