CAS aprova Dia Nacional de Controle do Colesterol



Todo 8 de agosto será Dia Nacional de Controle do Colesterol, em que serão desenvolvidas campanhas educativas em todo o território nacional para orientar a população sobre as doenças decorrentes da taxa elevada de colesterol no sangue, seu tratamento e formas de evitar malefícios. Essa proposta, de autoria do ex-senador Benício Sampaio, foi votada em caráter terminativo pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quinta-feira (7).

O relator do projeto de lei do Senado nº 197 de 2002, senador Augusto Botelho (PDT-RR), apresentou uma única emenda ao texto original, explicitando que as autorizações para a realização das campanhas educativas serão concedidas aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e não ao próprio sistema.

Em resposta ao senador Flávio Arns (PT-PR), o relator explicou outro ponto de sua emenda, que deixa clara a importância de esclarecer a população que os problemas decorrem do aumento da taxa de colesterol no sangue e não do próprio colesterol. Além disso, essas campanhas devem ter por objetivo, continuou o relator, não só prevenir, mas também informar sobre as doenças e os tratamentos existentes.

Pensão

Outra decisão da CAS foi conceder pensão especial, mensal e vitalícia, no valor de R$ 330,00, a Mário Kozel e Terezinha Kozel, pais do soldado Mário Kozel Filho. O senador Edison Lobão (PFL-MA) lembrou, em seu parecer favorável ao projeto de lei da Câmara nº 39, que o soldado foi morto em 26 de julho de 1968 devido à explosão de um carro-bomba no portão de entrada do quartel onde estava de sentinela.

Ele explicou que os pais de Mário não puderam ser indenizados pela tragédia, nem receber pensão, porque o filho não pertencia ao quadro efetivo do Exército, cumprindo apenas o serviço militar. E referindo-se à exposição de motivos encaminhada pelos ex-ministros da Justiça, José Gregori, e da Previdência, Waldeck Ornélas, informou que a família recebeu apenas uma pequena ajuda financeira por um curto período.

Lobão disse ainda que o Estado brasileiro tem concedido indenizações a famílias de cidadãos desaparecidos no período histórico do autoritarismo, mas os que foram vítimas de violência naquele período -servindo ao Estado- e não tiveram responsabilidade nos episódios ocorridos, -ainda não mereceram igual tratamento-. O projeto da Câmara, na avaliação do relator, estabelece um equilíbrio no tratamento das duas partes e faz justiça.

A CAS também aprovou proposta da senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) para que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) emita parecer sobre o projeto de lei da Câmara nº 33, de 2002, que determina o repasse aos municípios de recursos destinados a programas de atendimento a desnutridos e gestantes em risco nutricional. A proposta também estabelece critérios para habilitar os municípios a esses recursos federais. A relatora explicou que esse parecer deve dar maior segurança sobre a constitucionalidade do projeto, cujo mérito ainda deve ser analisado pela (CAS).



07/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amanhã é dia de controle de colesterol gratuito na Estação Brás da CPTM

Estação Brás da CPTM terá controle de colesterol gratuito na 5ª

Anvisa aprova Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, médicos alertam sobre nível alto em crianças

Saúde: Dia Nacional do Colesterol terá exames gratuitos no Instituto Dante Pazzanese

Instituída a Semana Nacional de Controle da Leishmaniose