CAS APROVA SEMINÁRIO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL
Pela proposta inicial da senadora Heloísa Helena, o seminário seria dedicado a discutir a escassez de água no Nordeste e a transposição das águas do Rio São Francisco. No entanto, após as intervenções dos três senadores, que defenderam a ampliação do seminário, Heloísa concordou com a nova pauta, desde que seja dada prioridade aos problemas hídricos do Nordeste.
Por sugestão do presidente da CAS, Osmar Dias (PSDB-PR), o senador Juvêncio da Fonseca deverá entrar em contato com o secretário de Recursos Hídricos, para viabilizar materialmente o seminário, que ainda não tem data marcada.
Segundo Heloísa Helena, apesar de o Brasil contar com 13,7% do escoamento total dos rios do planeta e quase 20% das reservas de água doce do mundo, o Nordeste brasileiro paraticipa com apenas 3% desse total. O senador Luís Pontes (PSDB-CE) insistiu na necessidade de dar ênfase ao Nordeste. Ele alertou para o fato de que, apesar de "o inverno estar bom", este ano, os reservatórios continuam com, no máximo, 20% da sua capacidade.
Leomar Quntanilha disse que a questão da água interessa a todas as regiões. Ele lembrou que a maioria dos rios localizados próximos às cidades grandes, como o Tietê e o Taubaté, em São Paulo e o Meia-Ponte, em Goiânia, entre outros, estão inteiramente poluídos. O senador Sebastião Rocha, ao destacar a importância do seminário, disse que "o Brasil é o país que mais desperdiça água em todo o planeta".
15/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ANA promove seminário sobre gerenciamento de recursos hídricos
Cepam: Seminário sobre Recursos Hídricos em Bilac
Cepam: Seminário sobre Recursos Hídricos em Bilac
Ipea organiza seminário sobre gestão de recursos hídricos
Cepam: Fundação promove seminário sobre Recursos Hídricos
Cepam: Fundação promove seminário sobre Recursos Hídricos