CAS AUTORIZA SUS A REALIZAR CIRURGIA DE REDUÇÃO DE ESTÔMAGO



O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá realizar cirurgias para redução de estômago (gastrectomia parcial) em pessoas que sofrem de obesidade mórbida (causada por disfunção hormonal ou em algum órgão), de acordo com o substitutivo do senador Sebastião Rocha (PDT-AP) favorável a projeto de autoria do senador Luiz Estevão (PMDB-DF). A matéria, aprovada nesta quarta-feira (dia 3) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo, determina ainda que o SUS deverá oferecer assistência integral na prevenção e tratamento da obesidade originada por outras causas, como má conduta alimentar ou problemas psicológicos.
A matéria será examinada em segundo turno na próxima reunião da comissão. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados, a menos que 10% dos senadores peçam, por meio de requerimento, sua apreciação no plenário.
- Nos casos de obesidade mórbida, mesmo com dietas e exercícios, a reversão do quadro é demorada e difícil. A redução parcial do estômago permite que o organismo processe menos alimentos e isso reduz o peso do doente, controlando a obesidade e suas conseqüências - explicou Sebastião Rocha, lembrando que o projeto original de Luiz Estevão previa somente a realização da gastrectomia pelo SUS, sem tocar nas outras causas da obesidade.
O senador Moreira Mendes (PFL-RO) afirmou que a obesidade já é tratada como problema de saúde pública nos Estados Unidos. O senador Leomar Quintanilha (PPB-TO) destacou a economia de custos que a iniciativa trará ao SUS, uma vez que curada da obesidade a pessoa se tornará mais saudável e produtiva.
Na mesma reunião, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) pediu vista do projeto de autoria do senador Geraldo Cândido (PT-RJ) que reduz a jornada de trabalho para sete horas diárias e 35 semanais. O projeto terá decisão terminativa na CAS e tem parecer favorável do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).
Em seu relatório, Antero lembrou que a redução da jornada de trabalho tem acontecido em diversos países, como França, Alemanha, Itália, Japão e Coréia, e que os brasileiros tem por determinação constitucional uma das jornais mais longas do mundo. O senador acredita que a redução da jornada daria maior controle ao trabalhador sobre a própria vida e a ela conferiria um sentido mais humano.

03/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saúde habilita mais dois hospitais para realizar cirurgia de redução de estômago

Palestra sobre cirurgia de redução de estômago será realizada em auditório do Senado

Conselho Federal de Medicina não reconhece novo tipo de cirurgia de redução do estômago como seguro

Cirurgia para reduzir estômago aumenta risco de ter filhos prematuros

Obesos reivindicam na Comissão de Saúde recursos para cirurgia de estômago

Instituto de Traumatologia começa a realizar cirurgia de alongamento de mandíbula