CAS examina projeto de Camata que proíbe exibição de modelos muito magras



Diante dos vários incidentes graves envolvendo modelos de magreza excessiva, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) apresentou projeto de lei para proibir a exibição pública de modelos - em fotografia impressa ou digital, vídeo ou apresentações ao vivo - com Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18.

Pelo PLS 691/07, em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o responsável por eventos com finalidade comercial ou promocional, concursos ou desfiles, precisa seguir essa orientação, sob pena de arcar com multa que pode chegar a R$ 5 milhões. Também a produção de peças publicitárias e demais atividades com participação de modelos estarão sujeitas às mesmas restrições.

Em sua justificação, Gerson Camata lembra que a Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza o IMC - peso em quilos divididos pelo quadrado da altura em metro - para avaliar o perfil nutricional de adultos de ambos os sexos, e detectar problemas de subnutrição ou obesidade. O IMC abaixo de 18,5 é um fator preocupante, podendo colocar o indivíduo em risco de saúde, adverte o autor do projeto.

O senador afirma, ainda, que as agências de modelos costumam exigir IMC de subnutrição dos modelos para desfiles e eventos, o que pode afetar a saúde desses jovens. Além disso, trata-se de péssimo exemplo para milhares de mulheres adolescentes e adultas que, ao procurar seguir esse padrão de beleza, também colocam em risco seu bem-estar.

A matéria já recebeu parecer favorável da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).



09/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto que proíbe a participação de modelos muito magras nas passarelas e anúncios

Aprovada proposta que proíbe modelos muito magras

Projeto de Camata veda exibição de modelos anoréxicas

CCT aprova projeto que proíbe a presença de jovens muito magras nas passarelas e anúncios

Modelos muito magras podem ser impedidas de desfilar

CCT vai decidir se modelos muito magras devem ser proibidas em publicidade e desfile de moda