Casa das Onze Janelas: um passeio pela história



O centro histórico de Belém, no Pará, é um passeio pelo passado cultural do Brasil. O complexo Feliz Lusitânia, como é chamado, abriga um conjunto arquitetônico dos séculos XVII e XVIII, com destaque para a Casa das Onze Janelas.

Antiga residência de um senhor de engenho, o local recebe exposições temporárias e mantém um acervo com obras de artistas como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall.

Cada uma das onze janelas oferece vista para um belo atrativo natural, como jardins, a Baía do Guajará e o Mercado de Ver-o-Peso. Vale destacar também o restaurante “Boteco das Onze”, que atrai os turistas que visitam o local por ser um dos mais qualificados de Belém.

Hoje, o local é um dos cartões postais da capital paraense e um dos pontos turísticos mais visitados da Cidade Velha. A área que envolve a Casa também possui um jardim de esculturas, um navio corveta da marinha e um palco, que se projeta sobre a baía.

Construída no século XVIII, a Casa das Onze Janelas foi residência de Domingos da Costa Bacelar, um senhor de engenho de açúcar. Em 1768, a casa foi adquirida pelo governo do Estado para abrigar o Hospital Real, que funcionou ali até 1870. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 16h e feriados, das 9h às 13h.

Fonte:
Blog do Turismo



21/02/2014 16:07


Artigos Relacionados


Exposição proporciona um passeio pela história de Brasília pela ótica do prédio do Congresso

Passeio pela história indígena do Brasil

Museu Casa do Pontal lança passeio turístico pela orla carioca

Passeio conta a história da Estação da Luz

Em onze dias, governo entrega 7 mil unidades do Minha Casa Minha Vida

Suplicy destaca passeio ciclístico pela paz em Brasília