Casa de Rui Barbosa promoverá eventos em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil
No dia 5 de abril, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promoverá dois eventos de estímulo à leitura. O primeiro faz parte da 2ª edição da série “Leitura e Mediações” e será dedicado à reflexão sobre a função da biblioteca e as múltiplas possibilidades de mediação na formação do leitor. O segundo evento será voltado para as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril, e do aniversário de 32 anos da Biblioteca Infantojuvenil Maria Mazzetti (BIMM).
A programação da série “Leituras e Mediações” é aberta à participação de professores, estudantes, bibliotecários, contadores de histórias e dinamizadores culturais. As atividades começam às 9h30, com a palestra “Projetos de leitura: contos e recontos”, proferida pela pesquisadora Rosa Maria Mendonça, doutoranda em Educação (Uerj) e supervisora pedagógica do programa “Salto para o Futuro”, da TV Escola/MEC. A palestrante falará sobre a importância de projetos de leitura nas escolas e nas bibliotecas.
A partir das 11 horas será realizada a oficina de criação “Contadores de histórias: nas trilhas dos Griots”, com Rogério Andrade Barbosa, professor, escritor, contador de histórias e ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. A oficina vai abordar a arte de contar histórias segundo a tradição africana e pretende ressaltar a importância da oralidade e o papel do Griot africano, entre outros temas.
Livro Infantil
As comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e do aniversário da BIMM começam às 14h. Para a dupla comemoração, serão promovidas atividades gratuitas de contação de histórias de autoria da escritora Maria Mazzetti, além de brincadeira com música e oficina de artes plásticas. A programação será conduzida por Luzia de Mendonça, arte-educadora, professora de Artes Visuais da UFRJ e bolsista da FCRB.
A BIMM foi inaugurada em 1979, no dia 2 de abril, em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil. O nome é uma homenagem à educadora Maria Mazzetti, que, além de escritora de livros infantis, dirigiu, em 1963, o Teatro Gibi (teatro de bonecos), quando se constatou a importância do teatro na educação infantil. A biblioteca, com acervo de 13 mil exemplares, tem como objetivo estimular a leitura como fonte de lazer e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Fonte:
Ministério da Cultura
30/03/2011 17:17
Artigos Relacionados
Cultura: CPTM promove eventos em comemoração ao Mês Internacional do Folclore
Casa das Rosas comemora mês do livro infantil
Cultura: Secretaria realiza série de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Cultura: Secretaria realiza série de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Música: Conservatório de Tatuí promoverá 1º Encontro Internacional de Cordas
Música: Conservatório de Tatuí promoverá 1º Encontro Internacional de Cordas