Casa Guilherme de Almeida promove palestra sobre Haicai no Brasil
Nesta terça, 4, das 19h às 21h, Marcelo Tápia ministra palestra sobre a técnica do Haicai
Para quem gosta de literatura e poesia, a Casa Guilherme de Almeida promove nesta terça-feira, 4, a palestra "O Haicai no Brasil", ministrada por Marcelo Tápia, das 19h às 21h. A palestra abordará o haicai desde suas origens até a sua história no Brasil, relembrando tradutores e autores referenciais dessa modalidade de poesia, como Guilherme de Almeida, Pedro Xisto e Paulo Leminski.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
O estilo de poema japonês, conciso, de três linhas compostas pela sequência de cinco, sete e cinco silabas cada, teve uma interpretação própria feita pelo poeta Guilherme de Almeida, que sugeria que o primeiro verso rimaria com o terceiro e o segundo verso possuiria uma rima interna, da segunda com a sétima sílaba.
Serão disponibilizadas 20 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para os telefones (11) 3673-1883 ou (11) 3672-1391, ou então, enviar um e-mail para [email protected]. A palestra é gratuita.
Marcelo Tápia
Poeta, tradutor e ensaísta, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. É autor de cinco livros de poemas, entre eles Valor de uso (2009). Traduziu, entre outras obras, os romances Os passos perdidos (2008) e O reino deste mundo (2009, finalista do Prêmio Jabuti), de Alejo Carpentier, e é um dos organizadores do volume Transcriação, de Haroldo de Campos (2013). Dirige o museu Casa Guilherme de Almeida, em São Paulo.
Do Portal do Governo do Estado
02/04/2014
Artigos Relacionados
Casa Guilherme de Almeida promove palestra sobre crítica e curadoria de artes
Casa Guilherme de Almeida sedia exposição sobre Valentín Paz-Andrade
Casa Guilherme de Almeida recebe Encontro de Tradutores
Terceiro Encontro de Tradutores começa 5ª na Casa Guilherme de Almeida
Casa Guilherme de Almeida homenageia poeta neste mês de julho
Casa Guilherme de Almeida expõe capas de livros criadas por artistas