Casagrande pede energia solar no programa de habitação
Ao pedir a palavra como líder, na sessão desta quarta-feira (11), o senador Renato Casagrande (PSB-ES) reiterou seu pedido para que o governo federal utilize aquecimento de água por meio de energia solar nas casas a serem construídas pelo Programa de Habitação Popular. O parlamentar enfatizou que a medida, se adotada, irá baratear o custo de instalação de placas solares, consequência do aumento da produção.
Casagrande lembrou que o pedido já foi feito por ele e pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro de Minas e Energia, o senador licenciado Edison Lobão, e à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Para ele, esta é "uma oportunidade de ouro" para popularizar o uso de energias alternativas e para repensar o modelo de desenvolvimento econômico atual.
O senador lembrou que o Programa de Habitação Popular tem uma meta audaciosa, com a previsão de construir um milhão de casas. Ele pediu também ao governo federal a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos materiais de construção, assim como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), pelos governos estaduais, e do Imposto sobre Serviços (ISS), pelos governos municipais. Salientou que a construção civil é um dos setores que mais geram emprego no país.
Casagrande também lembrou que a Comissão de Meio Ambiente,
Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que preside, começa a discutir o edital do governo para a construção de usinas de energia eólica (que usa a força do vento). Para ele, é um grande passo para se repensar o modelo de desenvolvimento econômico.
O senador defendeu ainda as medidas adotadas pelo governo federal para o combate à crise e a redução da taxa básica de juros pelo Comitê de Polícia Monetária do Banco Central (Copom).
11/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renato Casagrande inicia reunião que vai debater energia solar
CCT sugere uso de energia solar em programa habitacional
Lobão aplaude programa de energia solar no Maranhão
João Durval pede mais atenção do governo à energia solar
Durval pede ao governo para fazer leilões de energia solar no Nordeste
Carta Verde das Américas vai destacar a energia solar como a energia do futuro