CCDH visita comunidades indígenas no interior
Para tratar das condições de vida das comunidades indígenas da região da Guarita, o presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, deputado Pe. Roque Grazziotin (PT), reúne-se, segunda-feira (9), às 14h, na Câmara Municipal de Redentora, com representantes da prefeitura, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do governo do Estado. O encontro é resultado de deliberação da CCDH, em audiência pública realizada em 28 de março, quando foi analisada a situação de saúde e nutrição das comunidades indígenas, a partir da morte de dez crianças, na Guarita, em dezembro.
Antes da reunião, às 9h, o deputado Padre Roque vai conversar com lideranças indígenas da região, tendo como interlocutor o cacique Carlinhos Alfaiate. Ainda na Guarita, o presidente da CCDH fará uma visita à Vila São João, a área mais carente do local, onde faleceram as crianças de desnutrição. Grazziotin também irá à Irapuá, onde a comunidade está mais próxima do asfalto e tem escola, mas enfrenta problemas de organização interna. Na terça-feira (10), conhecerá uma escola bilingüe, em Inhacorá, São Valério do Sul, onde as crianças da aldeia aprendem o guarani e o português.
Situação de miserabilidade
Durante a audiência pública da CCDH, realizada em março, a Secretaria Estadual da Saúde informou ao presidente Roque Grazziotin que falta atendimento médico na região, principalmente em Redentora, e que as condições de saneamento são precárias: a água está contaminada, falta alimentação e o recolhimento do lixo é inadequado. Por lei, o financiamento e o atendimento aos índígenas são de responsabilidade da Funasa, que deve repassar recursos aos municípios, para que estes contratem médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. O governo do Estado, no entanto, começou a intervir com os recursos disponíveis para atendimento à saúde e à alimentação.
Somam-se a este quadro, problemas observados pelos educadores das comunidades indígenas, como dificuldades de transmissão de valores tradicionais das gerações mais velhas aos jovens, a redução da pesca e o assentamento em terras inadequadas para o plantio. Em conseqüência, a falta de condições de sobrevivência e o contato com o branco também vem propiciando o alcoolismo e a prostituição entre os índios.
Antes da viagem, Padre Roque manifestou a expectativa de um entendimento entre os setores envolvidos com a problemática indígena, "e que a intervenção de todos possa mudar este lamentável quadro de violação aos direitos humanos".
Reunião com petistas
Na terça-feira (10) à noite, o deputado Roque Grazziotin se reunirá com vereadores petistas da região, na Câmara Municipal de Tenente Portela. O objetivo é relatar o trabalho realizado pela CCDH, no sentido de garantir os direitos humanos das comunidades indígenas, bem como solicitar aos parlamentares o acompanhamento das medidas que devem ser tomadas pelos setores envolvidos nesta problemática.
07/06/2001
Artigos Relacionados
CCDH visita comunidades indígenas no interior
CCDH denuncia exploração e descaso com comunidades indígenas
CCDH denuncia exploração e descaso com comunidades indígenas
Comunidades tradicionais e indígenas debatem Rio+20
Comunidades indígenas receberão capacitação digital
Comunidades indígenas promovem feira de agricultura