CCJ analisa agora recurso para evitar convocação de Dilma Rousseff



Os senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisam neste momento recurso do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR) para que a comissão delibere sobre requerimento propondo a substituição da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pelo secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi, em convocação para audiência sobre o Terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

VEJA MAIS

Ao colocar o assunto em pauta, o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), considerou prejudicado o pleito de Jucá e pediu o arquivamento do requerimento. Frente à decisão de Demóstenes, Jucá recorreu ao plenário da CCJ, que, após a discussão, votará se aceita retomar o assunto e votar o requerimento. Se o recurso for aceito, a CCJ passará então a analisar o requerimento que evita a convocação de Dilma. Caso o Plenário negue o recurso, fica confirmada a convocação da ministra para falar à CCJ.

Jucá sustentou, no requerimento, a troca do nome da ministra pelo do secretário nacional de Direitos Humanos sob o argumento de que o secretário é o responsável pela elaboração do programa.

O PNDH-3 foi lançado no final de 2009 contendo propostas nas áreas de justiça e direitos humanos e desde então se tornou centro de várias polêmicas relacionadas à abertura dos arquivos da ditadura militar, à proposta de legalização do aborto, ao tratamento legal que deve ser dado às invasões de terra, entre outros temas. O Plano suscitou apoio de setores da sociedade, como organizações não governamentais, e repúdio de outros, como as Forças Armadas, a Igreja Católica e setores do Judiciário.

Mais informações a seguir



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rejeitados requerimentos de convocação de Dilma Rousseff para CPI dos Cartões

CI aprova nova convocação de Dilma, agora para falar sobre suposto dossiê

CMA rejeita convocação de Dilma Rousseff

CI aprova convocação de Dilma Rousseff

CI aprova convocação de Dilma Rousseff

Comissão rejeita requerimento de convocação de Dilma Rousseff