CCJ aprova anistia a bombeiros do Rio de Janeiro
Projeto que anistia bombeiros militares do Rio de Janeiro, punidos por participarem de movimento no dia 1º de junho, por melhoria salarial, foi aprovado nesta quarta-feira (22) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa . Conforme explica o autor da matéria, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), a proposta visa dar base legal a entendimento no mesmo sentido, adotado pelo governo do estado.
Em seu voto favorável, o relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), explica que a anistia prevista no PLS 325/2011 segue a Lei 12.191/ 2010, que também concedeu anistia a policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte, Bahia, Roraima, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso, Ceará, Santa Catarina e Distrito Federal, igualmente punidos por participarem de movimentos reivindicatórios.
Para Crivella, o movimento do Rio de Janeiro, por envolver cerca de 1,3 mil bombeiros, faz com que esse seja um problema "no campo do interesse público". Para ele, a manifestação realizada no início do mês se justificou pelas dificuldades enfrentadas pelos militares.
- O segundo estado mais rico da federação pagava o mais baixo salário do país - afirmou Crivella.
Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
22/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova projeto que anistia os bombeiros do Rio de Janeiro
Senado aprova anistia a bombeiros e policiais militares do Rio de Janeiro e outros estados
Lindbergh propõe anistia a bombeiros do Rio de Janeiro
Lindbergh registra aprovação de projeto que anistia bombeiros do Rio de Janeiro
Sancionada anistia a policiais militares e bombeiros
Aprovada anistia a PMs e bombeiros punidos por greves