CCJ aprova criação de Menção Honrosa para homenagear personalidades que contribuam para a atividade científica pacífica



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a criação de uma Menção Honrosa a ser concedida, anualmente, a personalidades e organizações de destaque no emprego da atividade científica pacífica e que contribuam para o desenvolvimento social. O prêmio chama-se "Menção Honrosa - Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento". O projeto de resolução (PRS 7/2010) que institui a menção foi apresentado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Na justificativa da matéria, lembra-se que, em 2009, o presidente do Senado, José Sarney, e o representante da Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco)no Brasil, Vincent Defourny, assinaram memorando de entendimento em que as duas instituições se comprometem a realizar iniciativas conjuntas pelo Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, dentre as quais a criação da menção honrosa objeto do projeto de resolução.

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2001 e celebrado desde 2005 no Brasil, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é comemorado em 10 de novembro. Para a Unesco, a data representa uma oportunidade para reflexão sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor. A menção será entregue pelo Senado em sessão especial para marcar esse dia.

Toda entidade, governamental ou não-governamental, de âmbito nacional, que desenvolva atividades relacionadas à educação e ao desenvolvimento científico poderá indicar um nome para receber a menção. As inscrições devem ser encaminhadas ao Senado até 1º de agosto de cada ano. A escolha das indicações será feita pela CCT e por um representante da Unesco. Três personalidades ou organizações em diferentes áreas da atividade científica serão agraciadas.

O projeto foi relatado favoravelmente pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e seguirá para exame da Comissão Diretora.

Denise Costa/ Agência Senado

03/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alckmin assina menção honrosa para professores que não faltaram

Presidente da Capes recebe Menção Honrosa Rio Negro

Colégio Brigadeiro Newton Braga recebe menção honrosa

Prêmio do Governo do Estado faz menção honrosa à Estação Ciência

Professores estaduais recebem bônus de presença e Menção Honrosa

Estação Ciência ganha Menção Honrosa no Prêmio Mário Covas