CCJ FAZ SABATINA DE JUÍZA INDICADA PARA O SUPREMO NA TERÇA-FEIRA
A votação do parecer de Fogaça será secreta, conforme determina o art. 52 da Constituição e o art. 383 do Regimento Interno do Senado. Caso o nome de Ellen seja aprovado pela CCJ, deverá ainda ser submetido ao Plenário, também em votação secreta e por maioria absoluta de votos (41 senadores).
A indicação da juíza foi feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e decorre da aposentadoria do ministro Luiz Octavio Gallotti. A juíza, se tiver o nome referendado, exercerá a função ao lado de dez ministros no STF, corte máxima da Justiça do país, que existe há 110 anos. Antes dela, apenas as juízas Eliana Calmon e Fátima Nancy Aldrighi haviam alcançado nomeação similar, mas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Ellen tem 52 anos, nasceu no Rio de Janeiro e graduou-se no Rio Grande do Sul. Foi neste estado que exerceu a advocacia tendo sido, inicialmente, aprovada para o cargo de Procuradora, em 1973. Foi nomeada para diversos cargos no Ministério Público Federal, no Tribunal Regional Federal e no Tribunal Regional Eleitoral e, em 1992, conseguiu aprovação em concurso para juiz. Em 1997 foi eleita presidente do Tribunal Regional Federal.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentou requerimento à CCJ solicitando um voto de louvor pela indicação da primeira mulher para o cargo de ministra do STF, acentuando que a escolha de Ellen será mais um passo do governo Fernando Henrique Cardoso no sentido de resgatar as injustiças que sofrem as mulheres brasileiras, principalmente no campo profissional. O relator do voto, senador José Fogaça, solicitou que a proposta de Simon seja apreciada somente depois de realizada a sabatina da juíza.
16/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ FAZ SABATINA DE JUÍZA INDICADA PARA O SUPREMO NA TERÇA-FEIRA
SENADO SABATINA JUÍZA INDICADA AO SUPREMO
CCJ sabatina juíza indicada para o Conselho Nacional de Justiça
Sabatina de indicada para o STF será na terça
Indicada para diretoria da Ancine passa por sabatina na terça
CCJ sabatina nesta quarta-feira indicada para o STJ