CCJ realiza sabatina com dois candidatos ao Conselho Nacional do Ministério Público
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizará nesta terça-feira (4), a partir das 10h, a sabatina dos dois postulantes a cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Concorrem ao posto o consultor legislativo do Senado, Fabiano Augusto Martins Silveira, e o juiz-auditor da Justiça Militar da União José Barroso Filho.
O CNMP é órgão de controle externo e de fiscalização do exercício administrativo e financeiro do Ministério Público. A vaga em disputa corresponde ao assento de representante do próprio Senado, em aberto desde setembro, com o fim do primeiro mandato do consultor legislativo Bruno Dantas. Então, ele já estava eleito para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), onde agora ocupa vaga também do Senado.
Os dois candidatos estão participando da disputa com apoio de lideranças partidárias da Casa. Caberá à CCJ analisar se os postulantes possuem as qualificações necessárias para ocupar o posto, sem obrigação de referendar apenas um dos nomes. O parecer será encaminhado ao Plenário, que então decidirá sobre o candidato que terá a vaga.
Currículos
Atual presidente da Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal, José Barroso Filho é juiz-auditor da 12ª Circunscrição da Justiça Militar (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia). Ele graduou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e obteve o grau de mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia. No momento, cursa o Doutorado em Administração Pública pela Universidade Complutense de Madri.
Graduado pela Faculdade de Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fabiano Silveira integra a Consultoria Legislativa do Senado desde 2002. Ele é doutor em Ciências Penais, também pela UFMG. Além da contribuição com texto em coletâneas jurídicas, ele também é autor do livro Da Criminalização do Racismo: Aspectos Jurídicos e Sociocriminológicos.
Presidido pelo procurador-geral da República, o CNMP é composto por quatro integrantes do Ministério Público da União (União), três membros do Ministério Público dos Estados (MPE), com as demais vagas assim distribuídas: dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça; dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado.
03/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ inicia sabatina de candidatos ao Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público
CCJ sabatina indicado para compor o Conselho Nacional do Ministério Público