CCT pode aprovar criação de Centro de Prevenção de Desastres Climáticos



VEJA MAIS

Na terça-feira (6), a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) deve votar o projeto que cria o Centro de Prevenção de Desastres Climáticos (PLS 490/2009). A proposta, do ex-senador Raimundo Colombo, é criar um centro de informações de utilidade pública, integrado aos estados e municípios, para prevenção e alerta da possibilidade de catástrofes climáticas, como furações, tempestades, inundações, incêndios florestais e outros.

O projeto prevê a comunicação imediata a todas as rádios e televisões locais de calamidade iminente. O alerta deve ser transmitido à população nas situações graves, potencialmente passíveis de risco de vida e de grandes danos materiais.

A matéria já foi apreciada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), em que recebeu parecer pela rejeição. O relator, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apontou a inconstitucionalidade da proposta, ao determinar a criação de órgão federal, o que é de iniciativa privativa do presidente da República.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), relator da matéria na CCT, apresentou - com o objetivo de sanar o vício de iniciativa - substitutivo alterando a lei que dispõe sobre as transferências de recursos da União aos estados e municípios para a recuperação de áreas atingidas por desastre. De acordo com a alteração proposta na lei, o órgão federal competente disciplinará a unificação do número de telefone de emergência em todo o território nacional. As concessionárias de serviços públicos de radiodifusão sonora, inclusive comunitárias, de sons e imagens e de telefonia celular terão o dever de colaborar com o interesse público, por meio da divulgação de alertas sobre a possibilidade de ocorrência de desastres.

A decisão na CCT é terminativa. A reunião será às 9h, na sala 7 da ala senador Alexandre Costa.



02/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil poderá ter Centro de Prevenção de Desastres Climáticos

Casildo defende investimentos na prevenção de desastres climáticos

Marisa Serrano cobra política nacional de prevenção de desastres climáticos

Zambiasi condena pouco gasto em obras para prevenção de desastres climáticos

Brasil poderá ter centro de alerta para desastres climáticos

CI pode votar projeto que destina recursos do petróleo à prevenção de desastres