CDH debate paz no trânsito e normas para o trabalho dos motoristas




Matéria atualizada às 14h40

VEJA MAIS

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa se reuniu nesta segunda-feira para debater o problema dos acidentes no trânsito e a necessidade de regulamentar a atividade de motorista em suas várias modalidades. De acordo com o presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), o objetivo foi avançar na discussão do Estatuto do Motorista (PLS 271/08), que tramita atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Ao dar início à audiência, Paim lembrou que o Brasil está entre os recordistas mundiais de acidentes de trânsito. Citando dados governamentais, Paim informou que, em 2009, houve 20,6 mil vítimas fatais em acidentes de trânsito no país e que a soma de vítimas fatais e feridos contabilizou 501,8 mil pessoas naquele ano.

O procurador do Ministério Público Trabalho (MPT) Adélio Justino Lucas manifestou, durante a audiência, preocupação com a jornada de trabalho a que motoristas de caminhão estão submetidos. Ele informou que o MPT tem buscado a adequação da jornada de trabalho à legislação desde 2007. Ainda segundo Adélio Lucas, o MPT entende que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem que ter papel fundamental na regulamentação da jornada de trabalho dos caminhoneiros.

Segundo o procurador, o Ministério Público do Trabalho tem percebido que a jornada de trabalho dos caminhoneiros é excessiva e tem gerado acidentes. Como observou, há metas a cumprir pelos motoristas e número insuficiente de profissionais para cumpri-las. Em razão disso, informou Adélio Lucas, muitos caminhoneiros fazem uso de drogas ilícitas para conseguir permanecer mais tempo acordados. Entre essas drogas, estão anfetaminas e até mesmo cocaína, disse ele.

Ele informou ainda que já há audiência marcada no Ministério Público do Trabalho, entre a ANTT e a Confederação Nacional dos Transportes, para tentar um acordo sobre a regulamentação da jornada de trabalho dos caminhoneiros.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Mais informações a seguir

04/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Trabalho dos motoristas profissionais em debate na CAS

Condições de trabalho de motoristas profissionais em debate

Comissão debate condições de trabalho dos motoristas profissionais

CDH debate controle da jornada de trabalho de motoristas no transporte de cargas

Lei de Pietroski educa para o trânsito e incentiva bons motoristas

Nova campanha alerta para a violência de motoristas e pedestres no trânsito