CDH enviará mensagem a presidente eleito dos EUA



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) enviará mensagem ao presidente eleito dos Estados Unidos, o senador democrata Barack Obama, com o objetivo de manifestar confiança "nos novos tempos de mudanças e em relações internacionais menos tensas e mais baseadas na cooperação entre os povos, principalmente com relação ao meio ambiente".

A mensagem, sugerida nesta quarta-feira (5) pelo senador José Nery (PSOL-PA), em reunião da CDH, foi acatada pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS), que fez longo comentário, ressaltando a vitória do senador negro Barack Obama à Presidência dos EUA, confirmada nesta madrugada.

- Hoje é um dia histórico não somente para os Estados Unidos, mas para todo o mundo - disse o senador pelo Rio Grande do Sul.

Para Paim, a vitória de Obama sobre o senador republicano John McCain foi uma demonstração de que a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos "deu frutos, e que o futuro é de mudanças, de olhar otimista, aglutinador e conciliador".

Paim avaliou que tudo indica que Obama continuará "prestigiando o crescente relacionamento entre os dois países", ao falar das relações dos Estados Unidos e Brasil. Ao final da leitura de seu pronunciamento, o parlamentar disse ainda que este é o momento ideal para que seja aprovado, no Congresso Nacional, o projeto de Estatuto da Igualdade Racial, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

Já José Nery disse esperar ter sido a vitória de Obama um sinal de que aquele país terá um diálogo mais aberto e ficará menos propenso a ter uma visão imperialista sobre o planeta em todos os aspectos e assuntos.

- É um momento muito oportuno para exigirmos aquilo que é desejo de todos os setores, que é o fim do bloqueio econômico a Cuba, da intervenção militar americana no Iraque e no Afeganistão e das bases militares em diversas partes do mundo - destacou José Nery.

Ao manifestar-se também sobre a eleição de Barack Obama, o senador Flávio Arns (PT-PR) afirmou que a eleição de um presidente negro para os EUA "é uma mudança radical" num país com todo um passado conturbado em relação aos direitos humanos e civis.

Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou seu desejo de que a eleição de Obama represente avanços na discussão de "problemas centrais da humanidade, como a pobreza e a degradação do meio ambiente".



05/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renan enviará nesta quarta a Dilma mensagem sobre derrubada dos vetos ao projeto dos royalties

Demóstenes é eleito presidente da CCJ, Wellington Salgado é o vice-presidente

Presidente do Banco Central é eleito presidente do Conselho do Banco de Compensações Internacionais

Mensagem da presidente Dilma é lida no Congresso

Quintanilha é eleito presidente CDR

Congresso abre 54ª Legislatura com mensagem da presidente da República